Publiquei aqui na coluna, em GZH, no último domingo (3), a foto de um cartaz nas floreiras do Parque da Redenção com a seguinte pergunta: “Onde estão as flores?” Os canteiros junto ao famoso espelho d’água estão descuidados. Agora, a prefeitura promete reverter a situação.
No início da tarde desta segunda-feira (4), o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, me ligou para falar sobre o problema.
— Há um ano e três meses, a gente fez o plantio de flores lá. Algumas mudas foram furtadas e houve casos de vandalismo. Além disso, choveu demais em 2023, o que dificultou as coisas. Depois, com esse calor de 40ºC, precisamos de cuidados redobrados, não adianta só plantar - explicou Garcia.
Conforme o secretário, a prefeitura lançou um edital de licitação e já contratou empresas especializadas que farão o replantio das flores. A promessa é de que tudo esteja concluído até o aniversário de Porto Alegre, em 26 de março. Espera-se que não ocorram mais furtos e que a população ajude a cuidar do local.
Garcia garantiu, também, que, ainda neste mês, quatro bebedores serão trocados no parque (outros três já foram, com a recente reforma de três parquinhos infantis).
Ele informou ainda que as montanhas de saibro grosso espalhadas pela área verde serão utilizadas "apenas nos pontos alagadiços" e que, depois, receberão uma camada de saibro fino, para manter as características dos passeios e não causar dificuldades aos frequentadores.