Os congestionamentos estão com os dias contados no Vale do Sinos. Se tudo der certo, em poucos meses a duplicação de pista que está sendo realizada na BR-116, em São Leopoldo, vai deixar de ser apenas um objeto de desejo para ser também de uso.
Os primeiros trabalhos na região iniciaram-se em um ano e três meses. E os motoristas já conseguem identificar a maior parte das intervenções que precisavam ser construídas no quilômetro 247 da rodovia.
As duas principais pontes sobre o Rio dos Sinos estão prontas desde março. Outras duas estão sendo construídas sobre a várzea do do Sinos. Elas estão 72% prontas e devem ser finalizadas entre julho e agosto.
Para que as novas estruturas possam ser usadas restará ainda realizar a construção dos acessos a elas. Essa ação deve ser iniciada entre agosto e setembro. Dessa forma, há possibilidade de até o final do ano, os congestionamentos na região da ponte do Rio dos Sinos amenizarem.
O consórcio de empresas formado por EPC, Sogel, Mac e Iguatemi já começou a realizar a construção de terceira faixa na região. Mas os trabalhos ainda não ocorrem próximo das novas pontes.
Os prazos poderão até serem encurtados se o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) receber um aporte de verbas extras. Essa possibilidade existe se os deputados estaduais aprovarem o projeto de lei que estipula doação de R$ 490 milhões para obras em rodovias federais no Rio Grande do Sul, entre elas, a da BR-116 na região de São Leopoldo.
Como a obra está em andamento, os valores que forem aplicados nesta região retornariam em benefício em menos de quatro meses. Sem os recursos, a obra prosseguirá, mas num ritmo mais lento, levando-se em conta a quantidade de recursos disponíveis.
Mesmo com a duplicação de pistas nesta região, os motoristas ainda não estarão livres de novos engarrafamentos. O problema só será totalmente resolvido quando houver a construção de um novo viaduto na região da RS-240, obra essa prevista também no atual contrato.
Melhorias esperadas há uma década
As obras começaram pelo trecho mais delicado, mas as melhorias na BR-116 ocorrerão entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. Este é um contrato de R$ 392 milhões - valores de 2014 - que prevê uma série de ações em 38,5 quilômetros e tem prazo de vigência de três anos.
O trecho de Esteio deverá receber a maior quantidade de novas obras, principalmente na região do Parque de Exposições Assis Brasil. Canoas terá um cruzamento por baixo da BR-116, próximo do Conjunto Comercial. Estão previstas também construções de ruas laterais e implantação de terceira faixa, inclusive em viadutos.
A escolha da empresa foi parar na Justiça e o Dnit precisou aguardar a decisão final para dar autorização de início aos trabalhos. O contrato só foi assinado em dezembro de 2019. A autorização ocorreu três anos e meio depois da realização da licitação.