Os usuários da BR-116 vão precisar esperar para poder ver entregue novo trecho duplicado da rodovia, no sul do Estado. O Exército atualizou a previsão de término de mais uma parte sob sua responsabilidade.
O trecho em questão está localizado entre os quilômetros 341 e 351, em Barra do Ribeiro. Pelos anúncios anteriores, o Comando Militar do Sul (CMS) esperava entregar os dez quilômetros em dezembro de 2021, depois mudou a data para fevereiro e, posteriormente, para maio.
O motivo do último adiamento foi o registro de chuvas frequentes, além de ciclone e massa de ar polar que ocorreram no mês passado. Superadas essas adversidades, a entrega deverá acontecer em junho.
Em maio, o viaduto de Barra do Ribeiro foi liberado para uso pelo 1º Batalhão Ferroviário do CMS. A estrutura tem aproximadamente 700 metros.
Poucas entregas
Este será o último trecho de pista duplicada que será entregue nos próximos meses na BR-116. Há uma expectativa por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que mais liberações ocorram no fim do ano, no trecho entre os quilômetros 397 e 422.
As obras neste trecho, chamado de lote cinco, foram retomadas em maio. Os trabalhos estavam parados desde 2014, pois a empresa responsável quebrou. Uma nova licitação foi realizada pelo Dnit recentemente e os serviços foram reiniciados.
A baixa entrega de trechos duplicados da BR-116 poderá ser revertida se a Assembleia Legislativa aprovar projeto que permite o governo do Estado doar recursos para o Dnit. Usando parte dos R$ 490 milhões previstos, a autarquia garantiria a liberação de mais de 12 quilômetros no lote cinco e mais cinco quilômetros no trecho de competência do Exército. Também seria possível começar a construção da ponte sobre o Rio Camaquã, que hoje não tem previsão de início.
Dos 211 quilômetros que estão sendo duplicados entre Guaíba e Pelotas, 136 já estão em uso. Isso representa 64% do total.