Os usuários da BR-116 terão mais uma comodidade a partir desta segunda-feira (9). O viaduto de Barra do Ribeiro - localizado no km 320 - será, enfim inaugurado.
A obra será entregue com oito meses de atraso. A previsão inicial do Comando Militar do Sul (CMS) era entregar a estrutura em setembro de 2021. Porém, os prazos foram alterados para dezembro, fevereiro de 2022, e, por fim, maio. Sobre o último adiamento, o Exército informou que houve dificuldades de execução por causa da chuva.
A estrutura começou a ser construída em 2014 pela empresa Constran. Em recuperação judicial, a construtora não conseguiu obter o seguro garantia para retomar o contrato e teve seu vínculo rescindido com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em 17 de dezembro de 2018.
A partir de 2019, o Exército assumiu os lotes um e dois da duplicação, entre os kms 300 e 351. Desse total, 25 quilômetros de pista duplicada já estão em uso. Em janeiro de 2022, uma faixa do viaduto foi entregue para uso. O vão principal do viaduto possui 60 metros de extensão e faixa dupla. Toda a estrutura, porém, tem aproximadamente 700 metros.
"Algumas questões técnicas sobre o projeto e sua execução anterior tiveram que ser resolvidas e confirmadas após o Batalhão assumir e impactaram na sequência e cronologia da execução do viaduto", explica o CMS.
Mais 10 km
Também neste mês, o 1º Batalhão Ferroviário pretende liberar mais 10 quilômetros da duplicação, no final do lote dois, próximo da cidade de Tapes.
Está ocorrendo a finalização da terceira camada de asfalto nos últimos cinco quilômetros. Após o término da obra, o Dnit ainda precisa realizar a sinalização da pista antes de liberar o tráfego de veículos. Os últimos 15 quilômetros deverão ficar totalmente prontos até maio de 2023.