Os caminhoneiros que passam pela BR-153 precisarão ter paciência. A recuperação estrutural da ponte do Fandango, próximo da BR-290, ainda vai demorar.
Atualmente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está analisando o anteprojeto. Esse é um passo anterior à realização da licitação.
A expectativa da autarquia é poder lançar a concorrência no início do segundo semestre. Se tudo transcorrer bem durante a disputa, o contrato será assinado até o final do ano. A obra deve durar até 2024, mas o Dnit avalia que o tráfego para ônibus e caminhões poderá ser liberado a partir do andamento da reforma.
Desvios no trânsito
No fim de outubro de 2021, a ponte - localizada sobre o Rio Jacuí - apresentou problemas estruturas. Usuários perceberam rachaduras em uma das estruturas de concreto que dá acesso ao vão principal do elevado. Por causa disso, ela foi interditada totalmente.
Em novembro, a construtora Neovia realizou serviços emergenciais, que duraram aproximadamente um mês. Em 20 de dezembro, o tráfego foi liberado em duas pistas para veículos leves.
Caminhões e ônibus precisam usar estradas alternativas, que aumentam o percurso. Isso traz um problema logístico para escoamento de safra.
Entre Porto Alegre e Cachoeira do Sul, o ideal é ir pela RS-287 ou entrar em Rio Pardo, na BR-471, e acessar a RS-287 em Santa Cruz do Sul. De Cachoeira do Sul para o interior do Estado, a principal opção é ir até Santa Maria, pela RS-287. De Santa Maria, quem quer ir para a Fronteira Oeste segue pela BR-158, e quem quer ir para a Zona Sul vai pela BR-392 até a BR-290. Outra opção é usar uma balsa para atravessar o Rio Jacuí, ao custo de R$ 130 ida e volta.
Recuperação em 2018
Em 2018, a ponte passou por obras. Mas, na ocasião, foram realizados serviços nas estruturas metálicas da travessia. Foram investimento R$ 8,2 milhões.