A paisagem está mudando. Além da recuperação emergencial de pista na RS-287, o grupo Sacyr - por meio da Rota de Santa Maria - avança na construção de três novas praças de pedágio e na ampliação de outras duas.
Dentro do contrato de 204,5 km de concessão está a previsão de mais três pontos de cobrança a partir de 31 de agosto de 2022. As estruturas estão localizadas em Santa Maria - km 214 -, Paraíso do Sul - km 168 -, e Taquari - km 47.
Além disso, as praças existentes, de Candelária - km 131 - e Venâncio Aires - km 86 -, estão sendo ampliadas. A de Venâncio Aires, que recebe queixas de filas, terá oito cabines ao todo.
De acordo com a empresa, os trabalhos estão dentro do planejado. Apesar disso, as obras, que antes seriam concluídas em junho, foram adiadas para agosto. Mesmo assim, a empresa informa que trabalhará até o fim do prazo com a expectativa de iniciar a operação na data prevista.
Por contrato, a cobrança nas novas praças começará em 31 de agosto de 2022. Já a ampliação em Venâncio Aires e Candelária será usufruída assim que os serviços sejam concluídos.
Antes de começar a cobrança, a Rota de Santa Maria realizará um período de testes, planejado para o mês de agosto. Aproximadamente 200 funcionários estão envolvidos nas obras das praças de pedágio.
O contrato estipula também que a cobrança em novos pontos só ocorra após a conclusão de reparos estruturais na rodovia, como melhorias no acostamento e sinalização. Até 2030, 65% da rodovia deve estar duplicada, contemplando os 133 quilômetros de Tabaí a Candelária. As obras beneficiarão 12 municípios.