Quem passa pela RS-287, entre Santa Maria e Tabaí, percebe o serviço que o grupo Sacyr já está desenvolvendo ao longo dos 204,5km da concessão. Recuperação emergencial do pavimento, roçadas, limpezas de galerias e sinalização são alguns dos trabalhos realizados nestes quase quatro meses de atuação.
Uma nova frente de trabalho é a construção das novas praças de pedágio. Duas das três que surgirão ao longo do trecho concedido já estão em obras.
Os trabalhos estão ocorrendo em Taquari, no km 47; e em Paraíso do Sul, no km 168. A retirada de vegetação começou há aproximadamente dez dias. A terraplenagem deve começar em breve.
As obras na praça de Santa Maria, no km 214, devem ser iniciadas em janeiro. Além disso, os pontos de cobrança atuais, em Venâncio Aires e Candelária, também passarão por intervenção a partir de fevereiro.
As pistas serão ampliadas. A de Venâncio Aires, que recebe queixas de filas, terá oito cabines ao todo.
De acordo com o diretor-presidente da Concessionária Rota de Santa Maria, Renato Bortoletti, o objetivo é que todas as alterações estejam prontas até junho. Os meses de julho e agosto servirão para realização de testes.
Por contrato, a cobrança nas novas praças começará em 30 de agosto de 2022. Já a ampliação em Venâncio Aires e Candelária será usufruída assim que os serviços sejam concluídos.
- A nossa meta interna e também contratual é, em um ano, estar com tudo pronto para começar a fazer a cobrança nas praças novas e ter as praças existentes devidamente ampliadas, o que vai matar de vez qualquer tema de fila em pedágio, porque a dimensão da praça hoje, em número de pistas, está saturada - destaca Bortoletti.
Sobre a recuperação do pavimento, Bortoletti informa que os trabalhos estão sendo realizados nos 204,5km do trecho concedido. Porém, o esforço maior ocorre no trecho que era de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), e que estava com o asfalto mais degradado. De Santa Maria a Paraíso do Sul, 30 quilômetros receberam uma recuperação mais robusta.
Além disso, a concessionária trabalha para tirar o desnível da pista com o acostamento. A projeção é que até junho todo o asfalto entre Tabaí e Santa Maria tenha recebido a recuperação emergencial prometida.