O poste não atrapalha mais. Um dia depois da coluna divulgar que a ciclovia da orla do Guaíba ganhou um obstáculo nada convencional, o erro foi desfeito.
O trecho em questão fica em frente ao Pontal Shopping, que está sendo construído na Avenida Padre Cacique. Uma das faixas ficou interrompida por causa da estrutura de concreto.
Durante a quarta-feira (15), a empresa de energia - contratada pelo shopping - recolocou o poste no lugar. Cones serão mantidos sobre a pista até que o pavimento esteja seco.
A rede de luz estava sendo alterada por causa das obras no novo centro de compras da Zona Sul. A ideia anterior era refazer o traçado da ciclovia até janeiro. Porém, os técnicos identificaram que seria mais rápido realocar o poste.
"A engenharia da construção do Shopping está atenta e na busca da compatibilização das orientações da CEEE e da EPTC, para que não haja mais estes ocorridos, a fim de proteger o usuário da ciclovia. O Pontal buscou solução rapidamente para preservar o conforto e a segurança da população", informa nota da assessoria do shopping.
Mas, por causa da construção do shopping, alguns trechos da ciclovia sofrerão alteração de percurso. Porém, a assessoria informa que, nos pontos onde não haverá mudança de traçado, não serão mais instalados obstáculos.
Obstáculos em ciclovias
Essa não é a primeira vez que um obstáculo surgiu no meio do caminho exclusivo para bicicletas. Em 2013, a ciclovia da Avenida Ipiranga ganhou uma mureta de 70 centímetros de altura e 1m80cm de largura na esquina com a Rua Santana.
Inclusive, um meme foi feito usando fotos do então prefeito José Fortunati e do então governador Tarso Genro. As imagens dos dois políticos foram registradas em situações reais.
Já em 2018, a construção da pista, na mesma avenida, revelou um poste usado para sinalização de trânsito. Na ocasião, a EPTC não ampliou a faixa e fez ajuste na pintura do asfalto.