O Pontal ganha cada vez mais forma rumo à finalização, em 2022. O empreendimento gigante em construção à beira do Guaíba recebe um investimento de R$ 300 milhões e teve, nessa quinta-feira (1º), o lançamento oficial do seu shopping, o Pontal Shopping.
- Se é fácil, procura outro. Nós gostamos das coisas difíceis. Se for só para ganhar dinheiro, também não me serve. Tem que buscar o bem comum. Comprei essa área do Estaleiro Só, que era privada, e entregarei o Pontal, uma retribuição a Porto Alegre, uma cidade que me acolheu há 50 anos. Será uma arquibancada para enxergar esse sol maravilhoso - diz Saul Veras Boff, presidente da SVB Par, idealizadora do Pontal.
Na apresentação, o diretor corporativo Ricardo Jornada lembrou que o projeto tramitou por 14 anos até o início das obras. O executivo vê o Pontal como uma atração para turistas:
- Conquistar esse público aumentará também o tíquete médio de gastos e a permanência na cidade, pois além de visitar o empreendimento também utilizarão outros serviços, fomentando o crescimento de vários negócios.
Ele, assim como o sócio-diretor da SVB Par, Angelo Boff, buscaram destacar que não será um "shopping tradicional".
- Temos excelentes shoppings aí. Queremos trazer uma solução~para o consumidor. A cidade ainda carece de opções de lazer e entretenimento. O Pontal é um complexo multiuso, com hotel, centro de eventos com vista para o Guaíba e "hub" de saúde. É o futuro do varejo físico - enfatizou Angelo Boff.
A proximidade do BarraShoppingSul também é comentada pelos executivos. Segundo eles, os centros de compras são "colegas", ou seja, se complementam.
- Os empreendimentos aumentarão o fluxo de pessoas na região, que já é uma via de deslocamento. Vão mudar essa área de Porto Alegre, que tem uma localização privilegiada - projeta Eduardo Oltramari, da Pró-Overseas, empresa responsável pelo planejamento, administração e comercialização do Pontal Shopping.
A coluna já antecipou que o Pontal Shopping terá a primeira unidade do Hard Rock Cafe em Porto Alegre, além de um "market hall", com lojas de alimentos. No total, o shopping terá 160 lojas e cinco salas de cinema. O projeto é assinado por Manoel Dória, da Doria, Lopes e Fiuza Arquitetos Associados. O complexo todo do Pontal terá 114 mil metros quadrados de área construída. Recentemente, teve início a obra do Parque Pontal, uma área pública que está sendo considerada pelos empreendedores como uma "âncora natural" do Pontal. Saiba mais: Começa obra do parque público que terá anfiteatro e trilhas à beira do Guaíba
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.