Restaurante vegano, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, o Vê servirá seu último almoço no dia 24 de dezembro. Segundo a proprietária, Maria Julia Rosa, a decisão de fechar foi não ter recuperado os clientes perdidos ainda na pandemia. Desde metade de 2020, faturamento caiu a menos da metade.
– Nossa maior clientela era de pessoas que não eram veganas nem moravam aqui perto. Ou seja, trabalhavam nas imediações da Terceira Perimetral e vinham almoçar, mas muitos deixaram a rotina presencial – diz Maria Julia.
Também aumentou o número de restaurantes veganos, concorrência que não exista em 2014, quando o Vê foi aberto. Não à toa, ele chegou a ter 27 funcionários e uma filial, que fechou em 2021. Hoje, são sete pessoas na operação.
O Vê já foi vendido. No local, abrirá um novo restaurante, que não será vegano, mas terá opções do tipo no cardápio. Também absorverá os funcionários que quiserem ficar:
– Minha gerente, que está comigo desde o início, vai comandar um café no primeiro andar.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: centro logístico de R$ 110 milhões, súper gaúcho desbrava SC e a farmácia que vende R$ 8 bi
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna