O trecho em obras da ciclovia da Avenida Ipiranga, entre as ruas Silva Só e João Guimarães, em Porto Alegre, está quase pronto — mas pode precisar de reformas em breve. Próximo ao Ginásio da Brigada Militar, há um poste que sustenta uma placa no meio da pista, atrapalhando a passagem de ciclistas.
Ao longo da ciclovia da Ipiranga, são comuns os estreitamentos de pista devido a árvores ou postes de energia elétrica que não podem ser removidos. O caso chama atenção porque o poste é da própria EPTC, parte de uma estrutura que segura uma placa de orientação aos motoristas sobre as faixas da avenida.
Questionada sobre a estrutura no meio da ciclovia e se pretende realocar a placa, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) afirmou que “avaliará a necessidade ou não do pórtico”. Só que a ciclovia está quase pronta — para terminar a obra, só resta a pintura e a instalação do gradil.
Cerca de uma hora após o contato por telefone, na sexta-feira (8), a EPTC mandou a foto da sinalização provisória de segurança que instalou, enquanto não decide o que fará, para alertar os ciclistas que já trafegam pelo local. São dois cavaletes enrolados ao pórtico com uma fita plástica (foto abaixo).
Em abril, a EPTC informou que o prazo para a ciclovia ser liberada era até o início de junho. O órgão não informou, agora, a previsão atualizada de inauguração.