Ainda aguardando o fim das obras da ciclovia da Avenida Ipiranga, prevista para a metade de 2014, ciclistas da Capital que percorrem o trecho já concluído se veem diante de uma barreira.
Uma mureta foi construída sobre uma das pistas, na esquina da Ipiranga com a Rua Santana. Com cerca de 70 centímetros de altura e 1m80cm de largura, a mureta atrapalha quem precisa se deslocar no sentido bairro-centro.
- Interfere na segurança dos ciclistas. Tenho medo de andar à noite e, sem ver, dar uma trombada no local - relata o piloto Felipe Abreu, 44 anos, que costuma andar de bicicleta pelo menos duas vezes por semana na ciclovia. Ele também reclama que muitos pedestres costumam trafegar na pista e que, com o novo obstáculo, a possibilidade de desvio fica prejudicada.
Segundo o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Vanderlei Cappellari, a construção é uma proteção do guarda-corpo da ponte, que é tombada, sobre o arroio Dilúvio. O muro já existia antes da execução da ciclovia e teve de ser retirado em função das obras. Ele foi apenas recolocado no trecho, de acordo com Capellari.
- Foi feita uma consulta à Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC) para analisar a possibilidade de deixar a ponte sem a mureta, mas, segundo o entendimento do órgão, ela é importante. Na nossa avaliação técnica, não seria necessário - avalia Cappellari.
Ele afirma que a obra ainda está em andamento e que terá vistoria dos fiscais da EPTC depois de concluída. Mesmo com um cone para alertar os ciclistas, a mureta não é vista, à distância, por muitos usuários da ciclovia.
- Eu me atrapalho na hora de entrar na pista, depois de atravessar a Rua Santana, pois às vezes ingressamos em alta velocidade e não tem como ver a barreira. Preciso desviar. Achei muito ruim - lamenta o estudante Lucas Siqueira, 16 anos, que frequenta a ciclovia diariamente.
Capellari informa que, após o término da obra, serão colocados sinalizadores específicos para quem trafega na pista, o que diminui o risco de acidentes envolvendo ciclistas no local.
Obstáculo
Mureta em ciclovia da Ipiranga surpreende ciclistas em Porto Alegre
Obstáculo que já existia antes das obras começarem foi recolocado na esquina com a Rua Santana
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: