Quem precisa seguir viagem pela BR-153 e possui veículo leve poderá utilizar a ponte do Fandango, em Cachoeira do Sul, na Região Central, a partir desta sexta-feira (12). O horário ainda não foi definido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), no entanto será possível passar pela ponte e seguir viagem na estrada, que liga a BR-290 a RS-287.
A informação foi confirmada pelo superintendente regional do Departamento no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, que ressaltou a possibilidade de trafegabilidade somente "para aqueles carros mais leves" na ponte, bloqueada desde o último dia 29 por problemas estruturais.
Outros veículos mais pesados ainda precisarão fazer os desvios por estradas de chão ou rodovias federais e estaduais, pois a Balsa Deusa do Jacuí, que faria o trajeto em aproximadamente cinco minutos não conseguiu entrar em operação. O principal motivo é o nível baixo do Rio Jacuí, que impede a navegabilidade da balsa.
A primeira projeção era de que a balsa começasse a funcionar ainda na quarta-feira (10), mas houve a necessidade de busca de mais materiais para a finalização da construção do atracadouro na margem do rio, onde se localiza um balneário.
Agora, a prefeitura de Cachoeira do Sul não define prazo para o início da operação da balsa, pois a Fundação de Proteção Estadual Ambiental (Fepam) precisa autorizar a dragagem às margens da Praia Nova, o que pode tornar mais fácil o tráfego da Deusa do Jacuí.
Dessa forma, os desvios seguem no sentido Capital-Interior via BR-471, por Pantano Grande e Rio Pardo, acessando a RS-403, com trechos com estrada de chão. Uma segunda opção é via BR-471, por Pantano Grande e Santa Cruz do Sul, e acessando a RS-287 por Novo Cabrais.
Já quem trafega no sentido Interior-Capital deve utilizar a BR-392, por São Sepé, e pela RS-287, em Santa Maria.