Os 168 relógios de rua de Porto Alegre amanheceram com problema. Nenhum equipamento indicava hora nem temperatura.
Eles estavam energizados. Tanto que os comercias na tela maior, wi-fi e câmeras estavam funcionando.
É a primeira vez que esse problema é verificado desde agosto de 2020, quando eles começaram a ser instalados. Os equipamentos são de responsabilidade da empresa Clear Channel Brasil.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), a empresa relatou que enfrentou um problema com o seu servidor principal, localizado nos Estados Unidos. O problema também afetou os relógios eletrônicos de Curitiba, Rio de Janeiro e Campinas, que são de responsabilidade da mesma empresa. Às 17h17min, o serviço foi restabelecido.
Os relógios de rua dão informações básicas de hora e temperatura, mas informam sobre os raios ultravioletas e oferecem sinal de wi-fi. Com as suas câmeras embutidas, os equipamentos também são usados para combater o crime na cidade, identificar placas de veículos e auxiliar nas ações de trânsito da EPTC.
A instalação e manutenção dos equipamentos não tem custo para a cidade. Inclusive, a prefeitura lucrará R$ 81,71 milhões durante os 20 anos de concessão.
A Clear Channel Brasil usa os espaços de propaganda nos relógios para arcar com os custos, pagar a dívida com a prefeitura e lucrar.