A empresa americana Clear Channel já se instalou em Porto Alegre. Ela será a responsável pelos próximos 20 anos pela instalação e manutenção dos 168 novos relógios de rua da cidade.
A chegada foi comunicada nesta semana ao mercado publicitário da capital gaúcha. E essa comunicação buscou se aproximar dos porto-alegrenses. A empresa encaminhou uma apresentação em que aborda o jeito peculiar do gaúcho falar.
"Bah", "tchê", "barbaridade" e "guri" são palavras bem conhecidas. Mas, você sabe o que significa atucanado?", essas duas frases foram extraída do material. A apresentação ainda explica o que significa guampa, lomba, mongol, pilcha, tri e xis.
Com essa apresentação, a Clear Channel está buscando parceiros para investir nos relógios de rua, que receberam um modelo exclusivo para Porto Alegre. No Brasil, a empresa de mídia exterior já atua em Curitiba, Campinas e Rio de Janeiro.
"Em relação aos patrocinadores, já temos as cotas fundadoras que estão sendo apresentadas ao mercado, porém ainda não temos confirmação", informa comunicado da assessoria de imprensa .
O material mostra que Porto Alegre tem grande pluralidade cultural e de lazer, que destaca que a vida do morador da cidade ocorre fora de casa e que os espaços de publicidade externa podem impactar mais de 3 milhões de pessoa por semana. Obviamente, estes dados se referem a períodos fora do distanciamento social causado pelo combate ao coronavírus.
A previsão contratual era que os primeiros cinco relógios seriam instalados em julho na capital gaúcha. Porém, em vez de começar em julho, instalar outros cinco em agosto, conforme o previsto, a concessionária instalará 15 no mês de setembro e retomará o ritmo normal. O prazo foi alterado exatamente por causa das dificuldades enfrentadas por causa da pandemia. Todos os novos equipamentos deverão estar instalados até janeiro de 2022.
A instalação não tem custo para a cidade e é realizada pela empresa. Aliás, a prefeitura irá lucrar R$ 81 milhões durante os 20 anos. Este foi o valor proposto pela Clear Channel durante a licitação realizada.
Caberá à empresa fazer a conservação dos equipamentos. Em contrapartida, poderá explorar a publicidade dos espaços.
Todos os 168 equipamentos terão câmeras de monitoramento. Também trarão disponibilização de sinal de Wi-Fi. Haverá também painel do cidadão. No mesmo display de hora e temperatura, a prefeitura poderá colocar mensagens de interesse público.
Os relógios de rua estão desativados desde julho de 2015 em Porto Alegre. Neste período, dois editais chegaram a ser lançados pelo Poder Executivo, mas sem sucesso. No primeiro, nenhuma empresa manifestou interesse e, no segundo, o processo foi suspenso.