Começou nesta segunda-feira (4) a campanha municipal de imunização contra o HPV em adolescentes nas escolas de Porto Alegre. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é de vacinar ao menos 90% do público-alvo. O imunizante previne contra o câncer de colo de útero.
A primeira instituição a receber as vacinas foi a escola Estadual Ildo Meneghetti, localizada no bairro Restinga. O local foi escolhido por ser a maior escola de Porto Alegre, com mais de 2 mil alunos. Desses, meninas e meninos de 9 a 14 anos podem receber a primeira dose da vacina a partir desta segunda.
A vice-diretora da escola, Regina Correa, disse não ter ainda o total de alunos aptos a se vacinar na instituição, pois alguns ainda estão aguardando autorização dos responsáveis. Segundo ela, a campanha vai além da prevenção, mas toca também na conscientização.
— A educação não vem só com matemática ou português, por exemplo, mas também com práticas como cuidar da saúde — ressaltou Regina.
Conforme o secretário Municipal de Saúde, Fernando Ritter, todas as escolas municipais e estaduais de Porto Alegre vão receber a ação chamada pela prefeitura de Rolê das Vacina.
— Queremos virar a chave e prevenir o câncer. Infelizmente, perdemos vidas de mulheres por causa do câncer de colo do útero. Com a vacina, queremos prevenir que famílias sejam destroçadas pela doença — enfatizou.
A segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira. A ação nas escolas é feita em parceria com o Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC). O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, esteve presente na cerimônia de início da campanha.
— Nós temos a vacina disponível, mas é preciso haver também a consciência da família e dos alunos — disse Melo.
Todas as unidades de saúde da Capital também oferecem a vacina contra o HPV.