O inquérito policial referente ao caso de duas adolescentes que ficaram feridas após caírem de um brinquedo do Park Tupã, em 6 de outubro, deve ser concluído na próxima semana e com indiciamentos. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (9) pelo delegado responsável pela investigação, Vinicius Nahan, à reportagem de Zero Hora.
Conforme o delegado, a tendência de indiciamentos é baseada no laudo do Instituto Geral de Perícias (IGP), que apontou a ocorrência de falha humana no acidente.
Inicialmente, a previsão de conclusão era para a primeira metade de dezembro, o que não se confirmou. Em novembro, Nahan afirmou à reportagem que o operador responsável pelo equipamento do brinquedo, que vira de cabeça para baixo, deveria ter verificado o travamento individual de todas as travas dos assentos. Com isso, poderia ter constatado que havia algo solto na estrutura.
O laudo do IGP não apontou falha mecânica do brinquedo. Contudo, o sistema da válvula pneumática das travas dos assentos foi modificado, segundo o delegado, não sendo o original do brinquedo. O sistema alterado permitia que a estrutura entrasse em funcionamento sem estar totalmente travada.
Duas adolescentes, de 16 e 17 anos, ficam feridas após caírem da estrutura. A queda delas ocorreu após a trava de segurança do equipamento do parque se abrir. Mais de três meses após o acidente, a adolescente de 17 anos segue em recuperação em razão das fraturas sofridas. A jovem de 16 anos teve alta horas depois do ocorrido.
Em setembro de 2023, o Park Tupã havia anunciado o fim de suas atividades na capital gaúcha, em razão da morte do fundador, Hugo Aloísio Mayer. Em agosto de 2024, a operação do parque de diversões foi retomada, sob nova direção. Contudo, 12 dias após o acidente, o Park Tupã voltou a anunciar o encerramento das atividades.
Vídeo de 15 dias antes
Duas semanas antes do acidente, um visitante do Park Tupã registrou uma situação semelhante no mesmo brinquedo. Nas imagens (assista abaixo), é possível ver uma jovem de cabeça para baixo com a trava de segurança aberta.
O namorado, que estava do lado de fora, percebeu e acionou os funcionários, que desligaram o brinquedo para que a jovem pudesse descer. Ela não se feriu.