Morreu nesta terça-feira (14) em Curitiba, no Paraná, o fundador do Park Tupã, Hugo Aloísio Mayer. Ele tinha 72 anos e faleceu em decorrência de complicações de um procedimento cardíaco. A informação foi confirmada pelas redes sociais do parque de diversões.
Natural de Saudades, no oeste catarinense, aos 17 anos ele foi obrigado pelo pai, que dizia que ele não queria nada com a vida, a procurar trabalho na única oficina mecânica que tinha na cidade. No caminho até lá, encontrou um circo onde conseguiu um emprego na limpeza, já que não tinha nenhuma experiência com a arte circense.
Hugo criou o Park Tupã há 48 anos junto com a esposa, Índia Mayer. A família dela tinha um pequeno parque de diversões e após o casamento, a ideia de unir a mobilidade do circo com os equipamentos de diversão virou objetivo. O parque é itinerante e um dos maiores do Brasil, passando por diversas cidades do sul do país. Porto Alegre desfrutava da diversão há mais de 25 anos toda vez que ele se instala em um terreno na Avenida Praia de Belas, próximo ao shopping de mesmo nome, nos meses de inverno. Durante a Festa da Uva, o parque também se instalava em Caxias do Sul. Além da cidades gaúchas, a atração também é presença garantida em Joinville, Florianópolis, Blumenau, Ponta Grossa e Curitiba.
Em entrevista para o jornal Tribuna, em 2020, Hugo contou que precisou se desfazer de bens familiares para conquistar o sonho de abrir a atração, que se chamava American Parque no início.
“Para comprar os objetos, nós vendemos uma casa em Laguna, um Chevette e um ponto de táxi em Concórdia. Com o dinheiro, nós adquirimos uma roda gigante de 10 cadeiras, um chapéu mexicano, um aviãozinho feito de latão de diesel e um carrossel”, contou ao jornal, citando municípios de Santa Catarina.
Com o sucesso que o parque de diversões vinha fazendo, a atração começou a despertar a atenção de prefeituras da região Sul e Sudeste. Em 1982, no município de Tupã, no interior de São Paulo, os brinquedos foram adesivados com a logomarca do município. O evento ocorreu normalmente, mas as crianças começaram a chamar o parque de Tupã. Hugo e Índia gostam do que escutaram e a partir daí o American Parque se tornou o Tupã.
Em suas redes sociais, representantes do parque de diversões escreveram que o dia estava cinza e a alegria havia dado lugar à tristeza após a notícia do falecimento e ainda agradeceram: “Obrigada por tudo seu Hugo, que Deus te receba e conforte todos nossos corações”.
Hugo ainda foi definido como um grande pai e marido e em virtude do falecimento, o parque não funcionará nesta terça e na quarta-feira (15). Hugo deixa a esposa Índia, a filha Jerusa e o neto José Vitor.