Depois de 48 anos percorrendo cidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, o Park Tupã encerrará as atividades. A decisão ocorre após a morte do fundador Hugo Aloísio Mayer. Atualmente, o parque está instalado na Avenida Praia de Belas, em Porto Alegre. A previsão é de que funcione apenas até o dia 15 de outubro.
— Meu pai era a alma do parque. Ele que cuidava de tudo. Eu e minha mãe tentamos seguir, mas ele que sabia como fazer. Andamos pelo parque e o vemos em todos os lugares — explicou a filha e uma das proprietárias do parque, Jerusa Mayer, em conversa com a coluna.
Mayer morreu em março, quando precisou realizar uma cirurgia cardíaca e houve complicações do procedimento. Aos 72 anos, ele também já apresentava sinais de Alzheimer.
— Não tivemos tempo de sentir o luto, tivemos que seguir tocando o parque. Fizemos uma longa temporada em Curitiba (PR) e as pessoas daqui de Porto Alegre nos cobravam para voltarmos, mas o médico dele era lá. Ele sempre falava que queria encerrar a carreira aqui, pelo carinho que tinha pela cidade — lembra Jerusa.
O parque conta com 21 brinquedos e 110 pessoas, entre trabalhadores e familiares, vivem em motor homes. Após o encerramento, o maquinário será levado para a oficina, em Balneário Camboriú (SC). Parte dos equipamentos será vendida, mas a marca não.
— Uma das nossas decisões é de não vender a marca do "Park Tupã". Meu pai tinha prazer em ajudar as pessoas, fizemos ações solidárias e queremos manter o legado — completa.
* Colaborou Jaques Machado
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna