O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (7), que monitora o surto de metapneumovírus humano (HMPV) registrado nas últimas semanas na China. O vírus é responsável por uma série de infecções respiratórias identificadas no país, especialmente em crianças.
Segundo a pasta, as atualizações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da China indicam que a magnitude e a intensidade das infecções respiratórias foram menores do que no mesmo período do ano anterior.
Porém, houve aumento de casos de infecções respiratórias agudas, incluindo gripe sazonal, metapneumovírus humano, rinovírus e vírus sincicial respiratório (VSR), principalmente no norte do país.
“Até o momento, não há alerta internacional emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas a vigilância epidemiológica brasileira está em constante comunicação com autoridades sanitárias da OMS e de outros países para monitorar a situação e trocar informações relevantes”, destacou a pasta em nota.
Prevenção é prioridade
Embora o risco de pandemia seja considerado baixo, o Ministério da Saúde reforçou a importância das medidas de prevenção. Como é o caso da vacinação contra outras doenças, como a covid-19 e a gripe, principalmente para grupos prioritários, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades.
“As vacinas contra covid-19 e influenza continuam eficazes contra formas graves das doenças, reduzindo hospitalizações e mortes”, informou o ministério.
Apesar de não existir vacina para o HMPV, o uso de máscaras faciais por pessoas com sintomas gripais é uma medida importante para reduzir a transmissão de vírus respiratórios, incluindo o metapneumovírus.
O que é o HMPV?
Identificado em 2001, o HMPV pertence à mesma família do vírus sincicial respiratório (VSR) e pode causar infecções respiratórias leves, como resfriados.
Entretanto, em casos mais graves, o vírus pode evoluir para bronquiolite e pneumonia, afetando principalmente crianças pequenas, idosos e pessoas com imunidade comprometida. Os sintomas da infecção incluem tosse, febre, nariz entupido e dificuldade para respirar.
Como é feito o tratamento do HMPV?
Não existem vacinas ou antivirais específicos para o HMPV. O tratamento é de suporte, ou seja, busca aliviar os sintomas e manter os sinais vitais estáveis.
Geralmente, a infecção dura o mesmo período que outros quadros respiratórios comuns, mas pode variar conforme a gravidade. A prevenção é semelhante a de outras doenças respiratórias, como:
- Lavar as mãos regularmente com água e sabão por pelo menos 20 segundos
- Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
- Cobrir a boca ao tossir ou espirrar
- Permanecer isolado em caso de doença