A abertura oficial do South Summit Brasil foi realizada no início da noite desta quarta-feira (4) em Porto Alegre. Visitantes, empresários e autoridades lotaram a Arena Stage, no centro do evento, no Cais Mauá.
Antes dos discursos das autoridades, uma orquestra tocou os hinos do Brasil e da Espanha, país onde nasceu o South Summit. O tom de agradecimento e de emoção pela realização do evento em Porto Alegre marcou os discursos dos palestrantes.
O presidente do South Summit Brasil, José Renato Hopf, abriu a cerimônia destacando a colaboração entre todos os entes que participaram da organização do evento, como o governo do Estado e a prefeitura de Porto Alegre.
— Tem uma palavra que resume bem esse evento. É a palavra colaboração. Transformar a cidade pela inovação — pontuou Hopf.
Sorridente e efusiva, a fundadora do South Summit, a espanhola María Benjumea, iniciou sua fala com as seguintes palavras em português, carregadas de sotaque:
— Oi, pessoal.
Em seguida, ela dedicou a maior parte de seu discurso para agradecer aos organizadores e visitantes, reforçando mais uma vez que é "gaúcha” e utilizando um lenço com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul:
— Estou muito emocionada e muito feliz. Estou muito emocionado em fazer parte dessa cidade, desse Estado do Rio Grande do Sul e do país. Estou emocionada porque me sinto uma gaúcha.
Representando o governo federal, o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Sergio Freitas de Almeida, destacou a importância da base para avançar em inovação:
— Quem trabalha com inovação, ciência e tecnologia sabe que esses três eixos dependem de três pilares, que são as pessoas, a infraestrutura e o dinheiro.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, fez uma homenagem ao povo ucraniano em razão da guerra que assola o país do leste europeu no início de seu pronunciamento. Presente ao evento, o embaixador da Ucrânia, Anatoliy Tkach, foi aplaudido pelo público após fala do prefeito.
Em seguida, Melo destacou a importância da fundadora da South Summit e enalteceu o papel dos demais organizadores.
Melo destacou que o evento tem muitos significados, muitos legados e ocorre em uma cidade parceira do empreendedor. O prefeito afirmou que o South Summit também vai ajudar a melhorar o Centro Histórico da Capital:
— O Centro é a alma da cidade e passa por um processo de reforma. Esse evento vai ajudar a acelerar a revitalização do Centro Histórico.
O prefeito de Porto Alegre salientou que o evento vai promover o casamento perfeito de talentos com o capital. Segundo Melo, o dia inaugural do South Summit marca o início dos “próximos 250 anos da cidade”.
O governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior, destacou que a inovação sempre fez parte da atual gestão estadual, citando o papel do ex-governador Eduardo Leite, que deixou o cargo no final de março, nesse processo. Nesse sentido, ele citou os esforços para impulsionar a inovação na Expointer, um dos maiores eventos internacionais no Estado.
Ranolfo também destacou a importância do local do evento, o Cais Mauá:
— Esses armazéns estão impregnados pela história desse porto, da Capital, e recebe agora esse evento.
Luciano Huck fechou a cerimônia
Fechando a cerimônia oficial de abertura do evento, o apresentador Luciano Huck afirmou que é importante reunir pessoas em busca da inovação após o período mais crítico da pandemia, que impossibilitou eventos nesses moldes, com “olho no olho”:
— Reunir investidores, empreendedores e o poder público em um lugar simbólico dessa cidade é muito importante.
O apresentador também citou sua carreira como empreendedor e as dificuldades de seguir esse caminho no país. Ele destacou que a inovação causa uma constante reinvenção das pessoas. Huck disse que a curiosidade de ouvir as pessoas é um dos principais fatos que bancam a participação especial dele no evento. Nesse sentido, ele lembrou a importância de avançar em empreendedorismo e reforçou a atuação das pessoas na economia do país.
— A curiosidade de ouvir o outro me traz a esse palco. O que eu posso garantir para vocês depois dessas andanças por este país é que o nosso verdadeiro tripé econômico é bolo de pote, Uber e venda de cosméticos — pontuou.
Huck fechou sua apresentação citando a importância de diminuir a desigualdade no Brasil e o papel da política nesse movimento. Segundo o apresentador, é importante formar novos políticos e líderes de outros setores para lograr êxito nessa missão.