Startups financeiras e de comércio eletrônico protagonizaram a primeira competição do South Summit, que começou nesta quarta-feira (4), em Porto Alegre. As participantes apresentaram soluções que vão de logística para entrega rápida a educação financeira.
Após o pitch, como é chamada a etapa onde as startups apresentam brevemente as suas ideias, os concorrentes tiveram dois minutos para responder perguntas dos jurados. O resultado final com a startup vencedora será revelado na sexta-feira (6), último dia de evento. Duas gaúchas figuram entre as seis sturtups concorrentes.
A primeira a subir ao palco foi a Delta Global, representada pelo CEO e fundador Nicolas Galvão. A empresa tem como foco o mercado de seguradoras e de transportes, e levou para a disputa proposta de um ecossistema de serviços e tecnologia para frotas e mobilidade. A empresa trabalha com hardwares e softwares próprios e busca aporte para novos produtos. Atualmente, conecta mais de 5 mil prestadores e se destaca por ser uma das pioneiras a utilizar coleta de dados e rastreio a serviço da indústria.
Outra gaúcha na disputa, a Tecredi apresentou um sistema que facilita o financiamento de carros usados, mediante crédito com inteligência artificial e análise de dados. Segundo o CEO, Gustavo Pulga, a agilidade para destravar os contratos é o diferencial frente às grandes instituições bancárias que também realizam financiamentos de veículos.
Também participam da disputa as startups Aerialoop, de entrega de bens por drones, a Carryt, com software para administrar rotas de entrega, a naPorta, que criou sistema de entregas por bicicletas em comunidades de favelas, e a Yours Bank, que apresenta solução de educação financeira para crianças.