Foi dada a largada, na manhã desta quarta-feira (4), a um dos maiores eventos de inovação do mundo, o South Summit. Pela primeira vez em Porto Alegre, o encontro vai promover encontros entre startups e investidores até a próxima sexta-feira (6).
Para dar as boas-vindas ao público, os principais nomes responsáveis pela realização do evento subiram ao palco da Arena Stage, no Cais Mauá, no início da manhã. O entusiasmo com a programação e com o potencial para atrair investimentos deu o tom dos breves discursos.
Vestindo um lenço com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul amarrado ao pescoço, a fundadora do South Summit, María Benjumea, falou da importância do evento enquanto motor para a inovação, mas também para ser um encontro rico entre as pessoas, conectando culturas tão diversas às margens do Guaíba.
— Estamos muito felizes de ser parte disso e temos conosco os melhores parceiros, todos os distintos governos participaram. Sabemos que isso é um ponto muito importante, para estar gerando oportunidades diante desta maravilha de Cais — disse María.
A fundadora também rasgou elogios à hospitalidade dos porto-alegrenses e ao cenário do evento:
— É uma gente tão maravilhosa que me sinto uma "gaúcha espanhola", me sinto muito orgulhosa de mesclar esses dois mundos, porque sei que todos que vêm de fora vão se apaixonar, como eu me apaixonei.
O prefeito da Capital, Sebastião Melo, enalteceu a oportunidade da cidade em receber um evento deste porte, com potencial para colocar o sul do país entre as referências mundiais da tecnologia e da inovação.
— Ficam muitos legados, mas o maior que fica é a transformação social — destacou.
Também estiveram no palco para as saudações iniciais a CEO do South Summit, Marta del Castillo, o presidente do South Summit Brasil, José Renato Hopf, o diretor-geral do South Summit Brasil, Thiago Ribeiro, e o fundador e CEO da Numerik, Eduardo Lorea.
A chuva deu uma trégua para a abertura dos portões no Cais Mauá, que desde as 8h recebia participantes para o credenciamento. Ainda assim, grandes filas se formaram nos arredores dos armazéns.
Do lado de fora dos palcos onde ocorrem os principais painéis, muitas pausas para fotos e selfies nas estruturas montadas com letreiros do evento. As atividades começaram às 9h seguem até as 19h.