O 4º Distrito se prepara para dar mais um passo rumo ao posto de centro do entretenimento noturno de Porto Alegre. A partir das 18h desta quinta-feira (17), 14 bares da região farão a festa de St. Patrick, o São Patrício, padroeiro irlandês com fama de cervejeiro em todo o mundo.
Depois de uma edição controversa na Padre Chagas, com moradores incomodados e confusão entre "devotos" do festejo e a Brigada Militar, em 2018, o bairro industrial que passa por revitalização quer aproveitar a concentração de cervejarias para criar um ambiente onde até 10 mil pessoas possam brindar à retomada dos eventos a céu aberto na Capital.
Na semana em que o governo do Estado desobrigou a população de usar máscara de proteção contra a covid-19 em ambientes abertos, milhares de bocas descobertas devem saborear a infinidade de chopes artesanais feitos na região — em boa quantidade com corante verde para vincular a bebida ao santo padroeiro da Irlanda — enquanto acompanham o cortejo de banda musical e consomem nos estabelecimentos locais. Além dos bloqueios nas ruas, os já consagrados bares do 4º Distrito atenderão com temática irlandesa. O roteiro do cortejo com banda, bares participantes e demais atrações pode ser conferido no Instagram dos organizadores.
— Cada bar já organiza normalmente sua festa nesta data, e eles têm um potencial de comunicação. Reunindo todos esses bares, potencializamos a comunicação e o alcance da proposta — comenta um dos organizadores e responsáveis pelo hub criativo QuartoPoa, Jonathan Rickes.
A terça (15) e esta quarta-feira (16), dias que antecedem a festa, foram de visitas técnicas na região e combinações com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Pelo menos três vias terão o trânsito bloqueado para carros, apenas com possibilidade de acessos locais por parte de moradores, para o cortejo oficial e para que o público tenha liberdade para circular a pé. A Brigada Militar e a Guarda Municipal também prometem acompanhar de perto o movimento nos quatro pontos da cidade onde são esperadas aglomerações.
Equipes de organizadores passaram os dias indo a condomínios das ruas do entorno para entregar uma carta. O documento apresenta o evento, dá as instruções para acesso a partir das 18h e coloca o time à disposição para dúvidas e reclamações.
Além das ruas fechadas e do cortejo de banda, haverá um micro-ônibus com quatro paradas estratégicas para transportar sem custo quem quiser uma carona entre a Rua Álvaro Chaves e o Shopping DC Navegantes. A escolha dos locais foi pensada para aproximar os diferentes polos de bares reunidos ao longo das ruas perpendiculares à Avenida Voluntários da Pátria.
Alternativas menores
Outros eventos para celebrar a data devem atrair mais algumas centenas de pessoas. Uma segunda comemoração com a mesma temática é anunciada por outros organizadores e a Secretaria Extraordinária dos 250 Anos para a Rua Passo da Pátria, no bairro Bela Vista. Segundo o comunicado, lá era o lugar pensado para o St. Patrick’s Day de 2020 acontecer, que acabou cancelado por conta da chegada na pandemia à Capital poucos dias antes do 17 de março. Assim, o comércio local também deve contar com apoio da Brigada Militar e bloqueio de trânsito em vias. No entanto, não há a expectativa de acumular milhares de pessoas como a festa no 4º Distrito. Haverá ainda outra festa na Praça André Forster, no bairro Rio Branco.
Simbolismo religioso importado
São Patrício foi escolhido como padroeiro da Irlanda por ter disseminado o catolicismo no país ainda no século 5 depois de Cristo. A data de sua morte começou a ser festejada pelos migrantes daquele país reunidos nos Estados Unidos a partir do século 20. Nos anos 2000, a data se popularizou e teve seu significado original colocado em segundo plano.
Capitais brasileiras registram festas com diferentes níveis de organização nesse dia desde 2016. Em 2019, quando os eventos de Saint Patrick's Day movimentaram dezenas de milhares de pessoas, o Consulado-Geral da Irlanda em São Paulo informou que Porto Alegre já promovia a segunda maior celebração do país — perdia apenas para Belo Horizonte.
A Secretaria dos 250 anos de Porto Alegre participará do evento na Paróquia São Pedro, padroeiro do Rio Grande do Sul, na Avenida Cristóvão Colombo, 1.629, em uma tentativa de adaptar a festa ao nosso repertório religioso. Segundo a programação, haverá uma missa às 18h, seguida de cerimônia onde se fará a benção da cerveja a ser bebida pelos porto-alegrenses. Após as 19h, é prevista degustação de chopes artesanais, assim como venda de comidas e bebidas na Travessa Carmen, ao lado da igreja, com o trânsito bloqueado para automóveis.
— Estamos dando apoio e visibilidade a todos os eventos da cidade. E na paróquia também teremos uma noite muito agradável, o próprio padre Luciano já negociou com “os homens lá de cima” — disse o secretário Rogério Beidacki, nomeando quem santificará a bebida.
Mas e o nosso Carnaval?
A festa irlandesa enfrenta resistência de porto-alegrenses na rede social, principalmente quando há manifestações de apoio à festa por parte da prefeitura. Isso porque o Carnaval de rua, feito por blocos todos os anos e sem acontecer em 2021 por conta da pandemia, era um dos desejos dos foliões e foi barrado pelo Executivo municipal em 2022.
Os organizadores do Saint Patrick’s Day no 4º Distrito dizem que também pensavam em fazer um Carnaval de rua na região em fevereiro, mas que precisaram adiar os planos da mesma maneira que os blocos. A organização envolvendo 14 bares fez com que as ideias e roteiros fossem reaproveitados, possibilitando, assim, a comemoração com chope verde anunciada para esta quinta.
— Por essa possibilidade de eventos em momento pandêmico ainda ser uma novidade, queremos tomar todos os cuidados para não gerar problemas com o St. Patrick, ainda que as máscaras não sejam mais obrigatórias em área aberta. A questão é que o Carnaval demandaria um posicionamento público e político maior do que a nossa organização demanda, pois nós temos a ajuda e o amparo de todos os bares da região com menos moradores — pondera Rickes.
Segundo Rickes, haverá reunião na segunda-feira (21) com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e representantes do Carnaval de rua de Porto Alegre. O objetivo do encontro é que as ideias do 4º Distrito sirvam de exemplo para que os blocos consigam angariar patrocínio e reunir forças entre o setor privado para promover a festa em maio, conforme prevê o calendário atualizado pela prefeitura.
Vias que serão bloqueadas pela EPTC devido aos festejos do dia de São Patrício em Porto Alegre:
Festa oficial, no 4º Distrito, bloqueio das 17h à 0h
- Rua Almirante Tamandaré, entre as ruas Voluntários da Pátria e Conselheiro Travassos.
- Rua Álvaro Chaves, entre as ruas Voluntários da Pátria e Santos Dumont.
- Rua Conselheiro Travassos, entre as ruas Moura Azevedo e do Parque.
- Rua Moura Azevedo, entre as ruas Conselheiro Camargo e Santos Dumont.
- Travessa São José sofrerá dois bloqueios, um entre as ruas Frederico Mentz e Beirute e outro entre a rua Simão Kappel e Beirute.
Festa de 2020, no Bela Vista
- Rua Passo da Pátria, entre a Lucas de Oliveira e Vicente da Fontoura, das 17h às 23h20min.
Praça André Forster, no Rio Branco
- Rua Jaime Telles, entre a Avenida Nilópolis e a Avenida Lavras, das 17h30min à 0h30min.
Cerimônia religiosa na Paróquia São Pedro, bairro Floresta
- Travessa Carmen e Praça Monsenhor Emílio Lottermann, das 18h à 0h.