O ato de lançamento da 69ª festa de São Jorge ocorre nesta quinta-feira (17) na paróquia que leva o nome do santo padroeiro, no bairro Partenon, em Porto Alegre. Com o lema "Defender a vida! Promover a paz! Incluir a todos!", os organizadores do evento esperam que a edição seja a maior da história da Capital.
— A ideia é fazer a maior e melhor festa dos últimos anos. São Jorge, no decorrer dos anos, até mesmo antes da pandemia, vem crescendo. A festa costuma ter mais de 200 mil pessoas participando ao longo dos dias — disse Rogério Karpinski, um dos coordenadores do evento.
Será realizada no dia 10 de abril a 13ª Corrida e Caminhada de São Jorge, que abrirá oficialmente os festejos. No dia 22 de abril, o Baile de São Jorge ocorrerá às 20h. No dia 23, Dia de São Jorge, está marcada uma especial programação religiosa e cultural, que se estenderá até o dia 24 de abril.
A Festa de São Jorge tornou-se um dos eventos religiosos e culturais mais expressivos de Porto Alegre. Segundo Karpinski, nos próximos dois anos, a festa tem tudo para ser o maior evento religioso popular de Porto Alegre.
— Por não termos o evento nestes último dois anos (devido à pandemia), o pessoal está sedento por isso. É impressionante como o santo é forte. O devoto pega, ele beija a medalha. Você olha na rua e conta quantos carros com o São Jorge você no seu caminho. São muitos — acrescenta.
O templo de São Jorge costuma ser visitado, também, por integrantes de outras religiões que são devotos do santo.
— Temos a maior expectativa, até pelos dois anos de pandemia. Sempre vieram mais de 100 mil pessoas (no evento). Faz dois anos que o povo vem aqui e as portas estavam fechadas. Agora, junto com a prefeitura, queremos que esse seja o evento inicial em uma série que acontecerão na cidade. Que essa festa seja uma boa notícia para a cidade. Apesar da pandemia não ter acabado ainda, isso é uma retomada — disse o padre Sérgio Belomonte, que irá rezar as missas.
No dia 23 de abril, serão rezadas missas de hora em hora. Também serão feitas duas procissões: uma noturna, no dia 23 de abril - dia de São Jorge -, às 19h30min. A outra, diurna, será no dia 24 de abril. Os devotos irão percorrer o trajeto partindo da igreja, na Avenida Bento Gonçalves, passando pela Rua Guilherme Alves, Avenida Ipiranga e Rua Salvador França até voltarem ao ponto inicial.
O uso de máscara na passeata será facultativo, já que a prefeitura retirou a obrigação do item ao ar livre. Dentro da igreja, a proteção segue obrigatória.
Serviço
Onde:
- Paróquia São Jorge (Avenida Bento Gonçalves 2948 - bairro Partenon)
Quando:
- Dia 17 de março - Apresentação do evento às 12h
- Dia 10 de abril - 13ª Corrida e Caminhada de São Jorge
- Dia 22 de abril - Baile de São Jorge às 20h
- Dia 23 de abril - Missas: de hora em hora das 6h30min às 18h30min e Procissão Luminosa às 19h30min
- Dia 24 de abril - Missa Solene às 9h; Procissão de São Jorge às 10h; Festejos populares às 12h; Missa de encerramento às 19h
Informações de público da festa de São Jorge (estimativa):
- No dia de São Jorge (sábado, 23 de abril), a igreja receberá das 6h às 20h, cerca de 40 mil pessoas
- Na procissão luminosa, às 20h do dia de São Jorge, receberá cerca de 15 mil pessoas
- No domingo (24), festa de São Jorge, a igreja receberá das 6h às 20h cerca de 50 mil pessoas
- Na Procissão de São Jorge, no domingo, às 9h, receberá cerca 40 mil pessoas