Festa que mais cresceu em Porto Alegre nos últimos anos, o Saint Patrick's Day retorna neste mês, depois da forçada pausa pandêmica, buscando encerrar as controvérsias que marcaram as últimas edições.
O primeiro passo, claro, era trocar o evento de lugar: não será mais na Rua Padre Chagas, onde a relação das multidões com a vizinhança atingiu um desgaste insustentável. Após uma série de reuniões entre empreendedores e prefeitura, o emergente 4º Distrito foi definido como palco dos festejos que homenageiam o santo padroeiro da Irlanda.
– Estamos nos preparando para receber 5 mil pessoas – avisa Wayner Bechelli, fundador do Quarto POA, empresa que organiza a festa, marcada para às 18h do próximo dia 17, com a parceria de 12 bares da região.
Cada estabelecimento terá sua própria programação, mas haverá barracas vendendo bebida na rua, além de um cortejo com batucada, fantasias, carro alegórico e um trem no estilo maria-fumaça desfilando de bar em bar.
Os organizadores ainda vão oferecer micro-ônibus gratuitos, que permitirão aos frequentadores se deslocar mais rapidamente entre os diferentes pontos de encontro. Alguns desses veículos, aliás, vão ficar na própria Rua Padre Chagas: a intenção é recolher os desavisados que forem até a via em busca de diversão ao ar livre.
– Vamos ter três ruas bloqueadas no 4º Distrito: Álvaro Chaves, Moura Azevedo e Travessa São José. Já acertamos também toda a estrutura de banheiros, beer trucks, segurança particular. E a Guarda Municipal vai estar lá com a gente – adianta Wayner.
Em 2019, quando os eventos de Saint Patrick's Day movimentaram dezenas de milhares de pessoas, o Consulado-Geral da Irlanda em São Paulo informou que Porto Alegre já promovia a segunda maior celebração do país – perdia apenas para Belo Horizonte. O problema era a resistência dos moradores na Padre Chagas.
Com o apoio do vereador Ramiro Rosário (PSDB), que ajudou na aproximação com a prefeitura, donos de cervejarias do 4º Distrito passaram a defender a região como ideal para receber o evento: primeiro, porque o número de moradores ali é bem menor; segundo, porque a cerveja está no centro da festa irlandesa; e, terceiro, porque aquela área precisa de ocupação. Que São Patrício abençoe a investida.