Em menos de 24h, Caxias do Sul registrou dois assassinatos que chamam a atenção pelas características típicas de execuções: a quantidade de tiros disparados contra as vítimas. O caso mais recente foi a morte de Maicon Willian Vieira da Silva, 31 anos. Ele foi executado com mais de 20 tiros por volta da 0h30min desta terça-feira (7), na Rua Procópio Silvestre de Abreu, dentro da garagem da casa onde morava no bairro Esplanada. Antes disso, por volta das 13h30min de segunda-feira (6) Junior Cesar de Borba, 36, foi morto na Rua Deonillo Zanela, no bairro Santa Lúcia, com mais de 17 tiros.
De acordo com informações da Brigada Militar (BM), uma ligação anônima informou que haviam sido disparados muitos tiros em uma casa. O comunicante informou ainda que um homem saiu de um carro de cor branca e efetuou os disparos contra a vítima. A polícia encontrou Silva morto na garagem da moradia. Ainda segundo a BM, ele tinha antecedentes criminais por furto, lesão corporal no contexto de violência doméstica, roubo a pedestre, receptação, tráfico de drogas e usava tornozeleira eletrônica.
— Testemunhas disseram que ele estava mexendo no celular, quando mudou o semblante e saiu da residência, onde morava provisoriamente, aparentemente atraído por uma mensagem que possa ter recebido. Ainda não sabemos qual foi o conteúdo, nem o que motivou ele a sair do local. O aparelho foi apreendido e encaminhado à perícia — afirmou Rodrigo de Assis, delegado da Polícia Civil que atendeu à ocorrência.
Ainda segundo o delegado, foram encontrados cartuchos de dois diferentes calibres o que, segundo ele, indica a possibilidade do crime ter sido cometido por mais de uma pessoa.
— Os elementos iniciais demonstram que houve clara intenção de matar, com características do chamado "acerto de contas". Pelo que levantamos ele era usuário de drogas, tinha problemas familiares, ainda não apuramos qual era o tipo de regime que ele cumpria e nem o motivo da morte, que ainda será investigado — completou o delegado.
Este é o terceiro assassinato do mês de junho na cidade. Além das mortes de Silva e Borba, um homem foi morto com um tiro dentro de um bar no bairro Serrano no último sábado (4). Ele foi identificado como Elias Martendal, 48 anos.