Destinado a atender pessoas em situação de rua, o Centro Pop Júlio Rosa, de Passo Fundo, vai receber um repasse de cerca de R$ 298 mil do Governo do Estado. Conforme a Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas), a verba já está sendo disponibilizada e será aplicada para qualificar o serviço.
O Centro opera no município desde 2014 e oferece acolhimento, alimentação e auxílio às pessoas em vulnerabilidade social. Após o cadastro no local, é possível trocar de roupa, tomar banho e lanchar. O espaço costuma receber mais movimento no inverno, em virtude das baixas temperaturas.
— Passo Fundo é um dos poucos municípios do Estado que implantou todos os serviços previstos para pessoas em situação de rua. Todo o recurso vem com os critérios de aplicação e, neste caso, poderão ser utilizados para equipamentos e custeio, o que inclui aparelhamento, manutenção do equipamento, alimentação, entre outros — explica a secretária Elenir Chapuis.
O recurso de R$ 3,5 milhões, repassado a 10 cidades que oferecem o serviço, é vinculado ao período de catástrofe climática que atingiu o Estado no ano passado. Segundo Chapuis, o município foi contemplado por ter se tornado um local de migração de pessoas em situação de rua das cidades atingidas.
— Desde a sua implementação, o Centro Pop realiza trabalho intenso, pois a procura é grande. O serviço funciona com acolhida diária, alimentação, atendimento técnico, encaminhamentos para documento e outras políticas de atendimento. Nossa população de rua tem muitas características de migração, também causada pelas chuvas — acrescenta.
Atendimento
O Centro Pop atende, em sua maioria, homens em situação de rua, seja por problemas familiares ou relação com vícios, mas qualquer pessoa na mesma condição ou que esteja a procura de emprego e moradia pode recorrer ao serviço. Em 2024, mais de 1,9 mil pessoas passaram pelo local.
Serviço
- Endereço do Centro Pop: Rua Morom, 2.649
- Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia, e das 13h às 17h
- Telefone: (54) 3314-5278