Desde o início da pré-temporada, em 12 de dezembro, o Juventude de Celso Roth ainda não tomou cara. A mudança de fotografia foi enorme com a chegada de 20 reforços, o que obrigou o comandante alviverde a fazer várias observações para traçar o perfil físico, técnico e de liderança dos atletas. Até mesmo nos três jogos-treinos realizados durante a preparação, o treinador escalou formações diferentes e inovou, na partida contra o São José, ao passar a utilizar o esquema com três zagueiros, com o recuo do volante Jean Irmer.
A estreia no Gauchão será no sábado, às 19h, contra o Inter de Mano Menezes, no Beira-Rio. Adversário que se conhece do goleiro ao centroavante e que irá disputar a Libertadores da América deste ano. Para chegar em Porto Alegre em condições de fazer frente a este rival, Celso Roth terá apenas cinco dias para definir sua equipe.
Gol em aberto
A escalação de Pegorari para ser o camisa 1 – ou 12 já que ele escolheu vestir este número em 2023 – parecia ser uma tendência. O jogador é um dos quatro remanescentes do time do ano passado e disputou apenas 13 jogos da campanha ruim no Brasileirão.
No entanto, as frequentes críticas e desempenho do goleiro nos jogos-treinos, podem ter colocado uma pulga atrás da orelha do técnico do Verdão. No intervalo da partida contra o São José, quando Pegorari sofreu dois gols, nos únicos dois arremates que a equipe da capital deu no gol alviverde, Roth voltou a campo com Thiago Couto. O ex-jogador do São Paulo atuou em apenas sete jogos na temporada passada, mas tem experiência de ter disputado Campeonato Paulista, Copa Sul-Americana, Brasileirão e Copa do Brasil.
Para a posição, o clube também trouxe Lucas Wingert, formado na base do Inter e que estava na Portuguesa. No momento, o atleta corre por fora e a briga pela titularidade está entre Pegorari e Thiago Couto.
Sistema com dois ou três zagueiros
A principal dúvida do Juventude para a estreia no Gauchão está na defesa. No jogo-treino diante do Sindicato dos Atletas, Roth observou duas duplas de zaga. O primeiro time teve Danilo Boza e Zé Marcos, autor do gol da vitória. Durante a atividade, o treinador deu rodagem também para Gerardo Gordillo e Felipe Carvalho.
No jogo seguinte, contra o Avenida, Celso repetiu a dupla inicial, mas Zé Marcos sofreu uma lesão na coxa, que o tirou da equipe para as primeiras rodadas do Estadual.
Antes de enfrentar o São José, no último teste da pré-temporada, o Verdão perdeu o zagueiro Gerardo Gordillo, com lesão na perna esquerda, que o tira da equipe por mais duas semanas. Com isso, Roth recuou o volante Jean Irmer entre a dupla Danilo Boza e Felipe Carvalho, alterando o esquema para três zagueiros.
Nessa formação, Dani Bolt foi testado na ala direita e Guilherme Guedes na esquerda. Apenas na atividade contra o Sindicato, Daniel Guedes iniciou o jogo. A tendência é de que, pela característica de maior intensidade pelo lado do campo, Dani Bolt seja o camisa 2. Na ala esquerda, Guedes ganhou a posição de Alan Ruschel nos últimos testes, até pela forma física do lateral, ainda aquém do ideal. Guedes sofreu uma pancada na altura do abdômen, mas voltou aos treinos neste sábado (14).
Meio com tripé ou recheado
No primeiro jogo-treino, o treinador alviverde formou o meio-campo com Jean Irmer, Mandaca e Jadson, formando um tripé de contenção e dando mais liberdade para Gabriel Tota armar as jogadas de ataque. O meia também foi vítima das lesões durante a pré-temporada e teve uma entorse no tornozelo. Contra o Avenida, Roth tirou Mandaca e utilizou Emerson Santos no setor, ao lado de Jean Irmer e Jadson. Mas, ao testar a formação com três zagueiros diante do Zequinha, o técnico do Verdão recolocou Mandaca no time, com Emerson Santos e Jadson no meio, povoando o setor.
Com o 9, mas sem o 10?
Com a lesão do jovem Gabriel Aires, Celso Roth conta apenas com Samuel Granada como homem de referência no ataque. David da Hora, contratado junto ao Fortaleza, já atuou na função e passou a jogar mais pelos lados do campo recentemente. Como o atleta não participou de nenhum jogo-treino, dificilmente será escalado entre os titulares.
Para a camisa 10, o clube trouxe Fernando Boldrin, ex-Samsuspor, da Turquia, mas o atleta participou apenas de metade do último teste contra o São José. Apesar de ter dado uma nova dinâmica ao meio-campo, por trazer características de cadenciar o jogo, prender a bola e armar jogadas, Boldrin ainda é dúvida para a estreia, por não ter feito mais do que dez dias de pré-temporada, após longa passagem pelo futebol da Romênia e da Turquia. Thomi Montefiori, ex-meia do Grêmio, ainda não aparece como alternativa por estar abaixo fisicamente.
No ataque existem dúvidas também nos lados do campo. Echaporã formou a dupla com Granada na primeira partida da pré-temporada. A formação se repetiu contra o Avenida, tendo Vitinho como o jogador do meio preenchendo o lugar de Gabriel Tota. Diante do São José, com a formação com três zagueiros, Vitinho, pela esquerda, e Jadson, pela direita, eram os homens que mais se aproximavam de Samuel Granada no sistema ofensivo. No setor, Roth ainda tem Rafinha e Vini Paulista como opções.
E o time então?
Em meio a tantas indefinições, Celso Roth terá cinco dias de treinos para definir a formação que encara o Inter. Jean Irmer é o coringa da equipe, podendo atuar como volante ou zagueiro da sobra. Uma provável formação teria: Pegorari (Thiago Couto); Dani Bolt, Danilo Boza, Felipe Carvalho e Guilherme Guedes (Alan Ruschel); Jean Irmer, Emerson Santos, Mandaca, Jadson e Vitinho (Echaporã, Vini, Boldrin ou Rafinha); Samuel Granada.
— Tivemos um bom amistoso contra o São José. A preparação para o Gauchão foi boa. Agora vamos entrar na semana decisiva pra grande estreia contra o Inter. Vamos ter uma semana cheia para poder trabalhar e focar no jogo com o Inter. Com os pés no chão, vamos trabalhar firme e forte para conseguirmos muitas coisas neste ano — admitiu o volante Mandaca.
Para a sequência do Gauchão, o clube também conta com reforços da casa. O lateral-esquerdo Da Rocha e o zagueiro Abner, que disputaram a Copa São Paulo, já estão integrados ao elenco principal. A direção ainda quer anunciar um centroavante, experiente, e mais um zagueiro. O restante do grupo será avaliado durante o Gauchão, com a chegada de novas contratações durante a competição.