O Juventude recebeu o São José na tarde desta quarta-feira (11) no Centro de Treinamentos. A partida foi o último teste antes da estreia alviverde no Gauchão, contra o Inter, no sábado (21). O Verdão teve que correr atrás do placar. Em um primeiro tempo abaixo do esperado, o São José chegou a abrir 2 a 0. O Juventude contou com a sorte e insistência para chegar a igualdade em 2 a 2.
O técnico Celso Roth promoveu uma nova formação da equipe para este confronto. O treinador ganhou um desfalque de última hora. Com suspeita de lesão muscular na coxa, o zagueiro Gerardo Gordillo ficou de fora da atividade. Roth escalou Jean Irmer mais recuado, fazendo a sobra entre os zagueiros e dando liberdade para os laterais avançarem.
O time alviverde iniciou o jogo com: Pegorari; Danilo Boza, Jean Irmer e Felipe Carvalho; Dani Bolt, Mandaca, Emerson Santos, Vitinho, Jadson e Guilherme Guedes; Samuel Granada. O São José, do técnico Thiago Gomes, ex-auxiliar do Grêmio e ex-treinador do Brasil de Pelotas, atuou com: Fábio; Matheus Pivô, Tiago Pedra, Jadson e Marcelo; Lissandro, Neko e Sillas; Netto, Matheuzinho e Thiago Santos.
Primeiro tempo movimentado
Logo aos três minutos, Mandaca chutou da entrada da área e obrigou o goleiro Fábio a fazer a defesa parcial. No rebote, Samuel Granada tentou uma bicicleta, mas a bola passou sobre o gol do São José. Com espaços nas alas, Dani Bolt levava o Juventude a criar as melhores oportunidades de ataque, pelo lado direito. Em um cruzamento para área do ala, Samuel Granada teve a chance marcar, mas a bola saiu desviada pela marcação.
Aos oito minutos, Guilherme Guedes sentiu uma dividida mais forte e teve que dar lugar a Alan Ruschel. E na primeira chegada do Zeca ao ataque, aos 15 minutos, Netto recebeu a bola pelo lado esquerdo ofensivo e teve liberdade para chutar cruzado no canto direito de Pegorari, que não chegou a tempo para evitar o gol, 1 a 0.
A equipe da capital criava as principais chances de ataque nas costas de Danilo Boza. Aos 30 minutos, Netto roubou a bola do zagueiro alviverde e perdeu a chance de ampliar. Cinco minutos depois, Thiago Santos deixou Boza pra trás e acertou a trave, no rebote, Neko, livre de marcação, ampliou: 2 a 0.
Mesmo desorganizado, o Juventude chegou a descontar, aos 38 minutos numa bobeira da zaga do São José entre Pedra e o goleiro. Fábio que saiu mal, e o zagueiro acabou marcando contra. O gol animou a equipe alviverde que chegou ao empate aos 41, com Emerson Santos acertando um belo chute de fora da área, no canto direito de Fábio: 2 a 2.
Jogo caiu de produção
O Juventude voltou para a segunda etapa com Thiago Couto no gol. No São José, entraram Thayllon e Zé Andrade nos lugares de Netto e Thiago Santos. Em ritmo de Gauchão, o jogo começou truncado e com muitas faltas.
Para buscar uma movimentação maior na partida, Celso Roth promoveu mais mudanças. Entraram Daniel Guedes, Kelvi, Rafinha, Vini Paulista, Wesley Hudson e Fernando Boldrin nos lugares de Dani Bolt, Jadson, Jean Irmer, Mandaca, Vitinho e Samuel Granada. Na primeira oportunidade que teve, Rafinha se livrou da marcação e sofreu dura falta de Jadson. O jogador do zequinha foi expulso, mas por se tratar de um jogo-treino, Jesus entrou em seu lugar e a equipe não ficou com um a menos.
No primeiro lance como atleta alviverde, Fernando Boldrin cobrou a falta na barreira. Na sequência do lance Felipe Carvalho, de cabeça, perdeu ótima chance para virar o jogo, depois de bom cruzamento do novo camisa 10.
O Zeca tentou reagir com Rondinelly, Samuel, Marco, Biteco, John e Ryan nos lugares de Matheus Pivô, Lissandro, Neko, Pedra, Marcelo e Sillas.
O Juventude melhorou em relação a ele mesmo com a entrada de Boldrin. As jogadas fluíam mais naturalmente do meio-campo ao ataque. Mas nem por isso o jogo na segunda etapa foi de qualidade.
Com as mexidas, o time na metade do segundo tempo ficou assim: Thiago Couto; Daniel Guedes, Danilo Boza, Felipe Carvalho e Alan Ruschel; Kelvi, Emerson Santos, Wesley Hudson e Fernando Boldrin; Vini Paulista e Rafinha.
Depois de muita reclamação de lado a lado, a última grande chance de gol no segundo tempo foi de Thayllon. O jogador do São José invadiu a área pelo lado esquerdo e chutou perto da trave direita de Thiago Couto. Final no CT alviverde 2 a 2.
O Juventude ganha agora dez dias de preparação para que Celso Roth faça os últimos ajustes antes da estreia no Gauchão contra o Inter, no dia 21. Além de empatar com o São José, o time de Celso Roth perdeu para o Avenida, por 1 a 0 e venceu o Sindicato dos Atletas pelo mesmo placar, nos outros jogos-treinos da pré-temporada.