O centroavante Matheus Peixoto chegou ao Juventude, vindo por empréstimo do Bragantino, em fevereiro. Após um período de desconfiança quanto ao seu desempenho, o jogador, de 25 anos, se afirmou como titular e goleador do Verdão na temporada. Em 27 partidas no ano, foram 12 gols marcados, sendo sete no Brasileirão.
O bom futebol e os gols despertaram o interesse de clubes brasileiros e da Europa. O camisa 9 está de saída para FC Metalist Kharkiv, da Ucrânia.
A trajetória de Peixoto pelo Juventude começou no dia 1º de março, na derrota para o Inter por 1 a 0, na estreia do Gauchão 2021. O primeiro gol do centroavante pelo Juventude demorou cinco jogos para acontecer. Foi na Copa do Brasil, diante do Murici, na vitória por 3 a 0. Depois disso, balançou as redes em dois confrontos seguidos, nas vitórias diante do Ypiranga e Grêmio. No Estadual, o camisa 9 disputou 11 jogos e fez quatro gols.
Antes de começar o Brasileirão, o Juventude encaminhou a contratação do centroavante argentino Nicolás Blandi, que chegaria com status de titular. No entanto, no último momento, ele desistiu da negociação e Peixoto continuou como o único camisa 9.
No Brasileirão, Matheus Peixoto disputou 12 dos 13 jogos do Juventude. São sete gols em 11 partidas como titular e uma entrando no decorrer do confronto. Logo na estreia, marcou contra o Cuiabá no empate em 2 a 2. Voltou a balançar as redes contra Sport, América-MG, Flamengo, Grêmio, Atlético-GO e Chapecoense.
Ao todo, o time de Marquinhos Santos fez nove gols no Brasileirão, sendo sete de Peixoto. Portanto, ele marcou 77% dos gols da equipe alviverde na Série A. Além disso, dos 16 pontos conquistados pelo Juventude, Matheus Peixoto participou diretamente com gols em 12, em três vitórias (Flamengo, Sport e Chapecoense) e três empates (Cuiabá, América-MG e Atlético-GO. Sendo assim, teve participação direta em 75% dos pontos conquistados pelo Ju.
Peixoto no Brasileirão
:: 12 jogos
:: 11 jogos como titular
:: 7 gols
:: 5 gols abriram vantagem no placar (72%)
:: 1 gol empatou o placar (14%)
:: 1 gol aumentou vantagem no placar (14%)
:: Artilheiro do campeonato ao lado de Gilberto
:: 22 finalizações
:: 10 finalizações no gol
:: 1 gol a cada 136 minutos
:: 1 gol a cada 3,1 finalizações
:: 1 gol a cada 1,4 finalizações no gol
Números do Footstats