O Juventude superou o Murici por 3 a 0, com gols de Matheus Peixoto, Guilherme Castilho e Vitor Mendes, e garantiu classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. Apesar de algumas dificuldades nos primeiros 20 minutos da partida, o Verdão conseguiu se adaptar às circunstâncias, tomou o controle do jogo e construiu a vitória em território alagoano, que garante a premiação de R$ 1,07 milhão.
O Alviverde vai conhecer o adversário da próxima etapa nesta quarta-feira, a partir das 17h, quando Atlético Alagoinhas-BA e Vila Nova-GO se enfrentam. Pelo Gauchão, o Ju volta a campo na próxima segunda-feira (22), contra o Ypiranga, em Erechim.
Começo de adaptação
Tentando encontrar a melhor estratégia para o Juventude encarar o que o jogo exigia, o técnico Marquinhos Santos alterou três peças da equipe titular. Elton e Marcos Vinicios fizeram sua estreia no onze inicial, enquanto Matheus Peixoto retomou o posto de camisa nove. Devido ao um problema de energia elétrica no Estádio José Gomes da Costa, o início da partida foi atrasado em 20 minutos.
Problema para as duas equipes também foi o gramado bastante irregular, prejudicando a troca de passes e condução da bola. Mesmo já familiarizado com sua casa, a equipe alagoana também sofreu com erros de passe e domínio de bola. Assim, foi um primeiro tempo de pouca criatividade de ambas as equipes.
O Murici tentou surpreender o Verdão e começou a partida arriscando chutes de fora da área. Inicialmente com Kattê, aos sete minutos, e depois aos 10min, com Dyogenes. A primeiro sem perigo, e o segundo dando trabalho ao goleiro Marcelo Carné, que espalmou para escanteio.
Nos minutos seguintes, quem conseguiu chegar mais ao ataque foi o Juventude, sempre com participação de Guilherme Castilho. Aos 20 minutos, o camisa arriscou em cobrança de falta, mas a bola passou longe da meta do goleiro Rodrigo Dias. Dez minutos depois, após casquinha de Matheus Peixoto e passe de Marcos Vinicios, o chute de Castilho passou à direita.
E coube aos três aparecerem justamente no principal momento do primeiro tempo, quando o Juventude abriu o placar. Aos 46 minutos, em uma das poucas tabelas que o Juventude conseguiu realizar na partida, Marcos Vinicios e Castilho triangularam pela esquerda, e a defesa do Murici desviou para dentro da área, onde estava Peixoto. O centroavante girou o corpo em torno da bola e finalizou com força, abrindo o placar para o Verdão.
Segundo tempo da confirmação
O alviverde voltou para a segunda etapa disposto a assegurar a classificação para a próxima fase e conseguiu ampliar o placar logo no primeiro minuto. Capixaba arrancou em velocidade e serviu Paulo Henrique, que fez a ultrapassagem pelo lado direito. O lateral cruzou para a área e Guilherme Castilho, de cabeça, concluiu para as redes.
Os minutos seguintes foram de administração do placar por parte do Juventude, com muita disputa de bola no meio-campo, e o Murici tentando tentando ameaçar alçando bolas na área, mas sem perigo.
A partir dos 30 minutos, o técnico Marquinhos Santos promoveu algumas mudanças na equipe, colocando Yago, Matheuzinho e Júnior Todinho, e o alviverde conseguiu renovar suas energias na partida, dando tempo para ampliar o marcador.
Aos 41 minutos, a bola sobrou na área e o zagueiro Vitor Mendes, de cabeça, fez 3 a 0 para o Juventude, dando números finais ao jogo.
FICHA TÉCNICA
Murici 0 x 3 Juventude
Copa do Brasil 2021 - 1ª rodada
Local: Estádio José Gomes da Costa, em Murici (AL)
Data: 16/3/2021
JUVENTUDE
Marcelo Carné; Paulo Henrique, Cleberson, Vitor Mendes e Eltinho; João Paulo (Emerson), Elton (Yago) e Guilherme Castilho (Matheuzinho); Marcos Vinicios (Júnior Todinho), Capixaba (Bochecha) e Matheus Peixoto. Técnico: Marquinhos Santos.
MURICI-AL
Rodrigo Dias; Alex Travassos; Erivelton, Uesles e Tadeu; Ramon, Rodrigo e Dyogenes (Dival); Gutti, Zé Carlos (Danilo) e Kattê (Fabinho) Técnico: Celso Teixeira
Gols: Matheus Peixoto, Guilherme Castilho e Vitor Mendes (Juventude)
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda, Thiago Henrique Farinha e Carlos Henrique de Lima Filho (RJ)
Cartões Amarelos: Zé Carlos, Tadeu, Uesles (Murici)
Cartão Vermelho: Celso Teixeira (Murici)