O Juventude conquistou sua segunda vitória no Campeonato Gaúcho na noite desta segunda-feira ao superar o Ypiranga, por 1 a 0, no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim. Matheus Peixoto marcou o gol do Verdão, aos 32 minutos do primeiro tempo, em uma das poucas chegadas da equipe alviverde, que adotou uma estratégia cautelosa durante os 90 minutos. O êxito deixa o Ju com seis pontos na tabela, a três da zona do rebaixamento e a quatro da zona de classificação para a semifinal. Na quinta-feira, às 21h30min, a equipe comandada por Marquinhos Santos recebe o Grêmio, no Estádio Montanha dos Vinhedos.
Reconhecendo a dificuldade de enfrentar o Ypiranga no Estádio Colosso da Lagoa, o Juventude adotou uma estratégia mais cautelosa para o início de partida, fazendo uma marcação média e explorando os contra-ataques. O adversário também arriscou pouco nos primeiros minutos, o que favoreceu o Verdão.
A primeira finalização do primeiro tempo foi do Juventude, aos 13 minutos, em jogada individual de Capixaba. Após roubada de bola de Guilherme Castilho, o atacante partiu em velocidade pela ponta direita e arriscou um chute forte, que passou longe da meta de Deivity.
Conseguindo controlar as ações ofensivas do adversário, o Ju voltou a ameaçar o Canarinho aos 30 minutos e foi efetivo. Eltinho cruzou da esquerda, a bola cruzou a área e encontrou Capixaba na ponta direita. O atacante limpou a marcação e novamente cruzou para a área, encontrando Matheus Peixoto na entrada da pequena área. O centroavante se antecipou ao zagueiro Patrick Borges e cabeceou para o fundo das redes, abrindo o placar para o Juventude.
Com o placar favorável, o alviverde viu o adversário tentar se expor e, por consequência, erras mais passes. Assim, o conseguiu controlar 1 a 0 até o intervalo, embora em uma falha de Carné no último lance o Ypiranga quase tenha empatado.
Carné brilha e garante a vitória no segundo tempo
No segundo tempo, as mudanças promovidas pelo técnico Júnior Rocha deixaram o Ypiranga mais agressivo. Révson deu mais fluidez ao meio-campo e a equipe de Erechim começou a criar jogadas pelos lados do campo, com Jean Silva e Silvano. Contudo, a estrela de Marcelo Carné brilhou e o goleiro fez a diferença para o lado alviverde.
Aos 16 minutos, o lateral-direito Muriel arriscou um chute forte no canto direito e Carné fez grande defesa. Na sequência, a bola sobrou para Mossoró dentro da área, pela esquerda, e ele chutou buscando o ângulo do goleiro do Juventude, que se esticou e salvou mais uma vez. A equipe de Erechim voltou a levar perigo no lance seguinte, com uma cabeçada de Reinaldo para fora.
O jogo teve uma mudança de cenário quando o volante Révson, do Ypiranga, foi expulso após acumular dois cartões amarelos, aos 28 minutos. Embora com um jogador a mais, o Juventude optou por tentar controlar o marcador e recuou. Marquinhos Santos tirou Castilho e Capixaba, e colocou Matheuzinho e Yago. As trocas chamaram o adversário ainda mais para o campo de ataque.
Na pressão em busca do empate, o Canarinho arriscou com Mossoró, aos 39 minutos. A bola raspou o travessão de Marcelo Carné. Este foi o último lance de perigo do Ypiranga na partida. Embora o volume de jogo no campo ofensivo, a equipe de Júnior Rocha não conseguiu agredir mais o Juventude, que quase teve a chance de ampliar aos 45min, mas Bochecha bateu para fora.
Ficha técnica
Ypiranga 0x1 Juventude
Campeonato Gaúcho - 5ª rodada
Local: Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim
Data: 22/2/2021
YPIRANGA
Deivity; Muriel, Reinaldo, Patrick Borges e Zé Mario (Jonathan); Mikael, Clayton e Mossoró; Dija Baiano (Silvano), Jean Silva e Cristiano (Quirino). Técnico: Júnior Rocha
JUVENTUDE
Marcelo Carné; Igor, Cleberson, Vitor Mendes e Eltinho; João Paulo, Elton e Guilherme Castilho (Matheuzinho); Capixaba (Yago), Marcos Vinicios e Matheus Peixoto (Todinho). Técnico: Marquinhos Santos
Gols: Matheus Peixoto, aos 32min do primeiro tempo.
Árbitro: Roger Goulart, auxiliado por Mateus Rocha e Gustavo Schier
Cartões Amarelos: Capixaba, Castilho xxx (Ju);
Cartão Vermelho: Révson (Y)