Quatro anos e 11 meses. Esse foi o período que o Juventude não conseguiu ganhar do Grêmio. No entanto, isso mudou. Nesta quinta-feira (25), em Bento Gonçalves, no Estádio Montanha dos Vinhedos, o Verdão derrotou o Tricolor, por 2 a 1, e de virada. Os gols foram de Matheus Peixoto e Eltinho no segundo tempo em jogo pela sexta rodada do Gauchão.
A última vitória do Ju contra o time porto-alegrense foi em 21 de Abril de 2016, por 2 a 0, no Estádio Alfredo Jaconi. Com o resultado positivo, a equipe alviverde chega em sua terceira vitória seguida na temporada - segunda no Gauchão. Agora, o Ju está na sexta colocação com nove pontos.
Na próxima rodada, o Juventude enfrenta o São José-PoA, domingo (28), às 20h, no Estádio Passo D'Areia.
Grêmio superior
A primeira chegada perigosa do jogo foi do Juventude. Logo no primeiro minuto, Paulo Henrique recebeu pela direita e rolou para o atacante Capixaba que finalizou por cima do gol.
Os dois times trocavam passes com qualidade, mas era o Juventude que arriscava mais. Aos 14, o garoto Marcos Vinicios chegou no bico da área pela esquerda e bateu por cima da meta do goleiro Brenno.
O Grêmio ficava mais com a posse de boa e era mais consciente, mas encontrava dificuldades de ultrapassar o sistema defensivo alviverde. A primeira finalização do Grêmio foi aos 26, mas sem perigo. Pedro Lucas, de fora da área, à esquerda do goleiro Marcelo Carné.
Aos poucos, o Grêmio foi construindo uma superioridade Aos 32, a primeira defesa do camisa 1 do Juventude. Vanderson cobrou falta, na lateral da grande área, e Carné espalmou. Três minutos depois, Pedro Lucas recebeu na meia-lua e finalizou por cima do gol.
O time do técnico Marquinhos Santos só voltou a tentar aos 39 minutos. Capixaba dominou na frente da área e bateu forte à direita de Brenno.
O Grêmio conseguiu transformar a superioridade na segunda metade do primeiro tempo e abrir o placar aos 46 minutos. Ferreira arriscou de pé direito, a bola desviou nas costas de Ricardinho e morreu no canto direito do goleiro alviverde. Juventude 0x1 Grêmio.
Virada alviverde
Para o segundo tempo, o Juventude voltou com o mesmo time. Mesmo precisando do empate, a equipe alviverde demonstrava lentidão e falta de criatividade. A primeira chance saiu aos seis minutos. Capixaba arriscou de fora da área e a bola passou próxima do travessão.
Aos poucos, o Verdão começou a se soltar e quase empatou aos 11 minutos. Guilherme Castilho chutou forte de muito longe e o goleiro Brenno foi ângulo esquerdo espalmar pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Eltinho bateu na área e Vitor Mendes cabeceou perto do travessão.
A equipe alviverde conseguiu empatar aos 17. Após cruzamento de Eltinho, o centroavante Matheus Peixoto subiu mais que a zaga do Grêmio e mandou para o fundo da rede. Juventude 1x1 Grêmio.
O Juventude aparece que acordou após o empate. Aos 18, cruzamento da direita e Capixaba cabeceou perto. Dois minutos depois, Castilho colocou Marcos Vinicios na cara do gol, que foi derrubado. Pênalti marcado. Aos 22, na cobrança, Eltinho bateu no canto esquerdo e tirou o goleiro do lance. Juventude 2x1 Grêmio.
O time alviverde conseguiu segurar o ímpeto do tricolor e confirmou a segunda a vitória seguida no Gauchão. Esse foi o primeiro triunfo do técnico Marquinhos Santos contra o Grêmio sob o comando do Verdão, após cinco jogos.
FICHA TÉCNICA
Juventude 2x1 Grêmio
Campeonato Gaúcho - 6ª rodada
Local: Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
Data: 25/3/2021
JUVENTUDE
Marcelo Carné; Paulo Henrique, Cleberson, Vitor Mendes e Eltinho (Alyson, 39'/2°); João Paulo, Elton e Guilherme Castilho (Bochecha, 35'/2°); Capixaba, Marcos Vinicios e Matheus Peixoto (Todinho, 30'/2°). Técnico: Marquinhos Santos
GRÊMIO
Brenno; Vanderson, Rodrigues, Ruan e Cortez; Lucas Araújo (Fernando Henrique, 18'/2°), Darlan (Thayllon, 34'/2°) e Pedro Lucas (Vitor Bobsin, 18'/2°); Léo Pereira, Ricardinho e Ferreira. Técnico: Alexandre Mendes (auxiliar)
Gols: Ricardinho, aos 46min do primeiro (G); Matheus Peixoto (J), aos 17min, e Eltinho (J), aos 22min (J).
Árbitro: Vinícius Gomes do Amaral, auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e Juarez de Mello Júnior.
Cartão Amarelo: Eltinho (J)