Charretes e carroças na Sinimbu, hoje em dia, só mesmo em desfiles da Festa da Uva recordando dos primórdios da imigração. Mas, até meados dos anos 1940, automóveis e veículos de tração animal circulavam sem nenhum problema pelos arredores da Praça Dante Alighieri - conforme vemos na imagem acima, captada em meados de 1945/1946 pelo fotógrafo Reno Mancuso (1919-1974).
Cerca de 20 anos depois, o cenário da foto acima foi “revisitado” pela Vinícola Mosele. Durante o corso alegórico da Festa da Uva de 1965, a empresa homenageou os antigos meios de locomoção: a charrete - usada basicamente para passeios, viagens curtas e pequenos serviços - e a carroça - mais utilizada pelos colonos e agricultores para o transporte de mercadorias e cargas.
Detalhe 1: na primeira foto, os casarões de madeira das famílias Minghelli e Pezzi, que cederam lugar aos atuais edifícios Minghelli e Dona Ercília, na esquina da Sinimbu com a Marquês do Herval.
Detalhe 2: a primeira parte do prédio da Metalúrgica Abramo Eberle, ainda sem a casinha da “velha funilaria”, instalada para as comemorações dos 50 anos da empresa, em maio de 1946.
Detalhe 3: os tapumes e andaimes durante as obras de construção do Edifício Dona Ercília, em 1965, durante a passagem dos veículos da Mosele (foto abaixo).