Conforme já abordamos neste espaço, as panorâmicas e imagens aéreas de Caxias do Sul nos anos 1950 e 1960 não foram registradas apenas por fotógrafos locais. Além do Studio Geremia, da Foto Real e do Studio Tomazoni Caxias, a cidade foi captada naqueles tempos por uma das mais importantes editoras de cartões-postais do Brasil: a Foto Postal Colombo.
Fundada em São Paulo e tendo à frente Sulpizio Colombo e seus filhos Aldo e Alfredo, a Colombo foi pioneira no registro de vistas aéreas pelo país e a maior editora de postais durante a construção de Brasília, entre 1956 e 1960. Por volta dessa época, provavelmente em meados de 1957/1958, a Colombo também eternizou Caxias, captando parte do entorno da então Praça Ruy Barbosa – que só retomou o nome original, Dante Alighieri, em 1990.
Era o tempo em que a cidade começava a receber os primeiros prédios de apartamentos no entorno da Dante, como o Edifício Minghelli, de 1957, além de modernas agências bancárias, vide o novo prédio do Banco do Rio Grande do Sul, inaugurado em 1952.
Mas o cenário da foto acima seria completamente alterado a partir da primeira metade da década de 1960. Foi quando o velho casarão de madeira da família do imigrante italiano Abramo Pezzi cedeu espaço ao moderno Edifício Dona Ercília, na esquina da Sinimbu com a Marquês do Herval.
Detalhe 1: em primeiro plano vê-se os fundos do pioneiro Banco Popular do Rio Grande do Sul – posterior residência do comerciante Álvaro Scotti, sede provisória do Banco do Brasil e atual Farmácia Central –, além de parte do sobrado que abrigou o Atelier de Teatro da Aliança Francesa.
Detalhe 2: o acesso original ao prédio do Banrisul pela Rua Marquês do Herval (e não pela esquina), à época ainda com estacionamento oblíquo.
Participe
Você possui outros cartões-postais da Foto Colombo ou imagens panorâmicas raras da área central de Caxias, nos anos 1950 e 1960? Envie para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.
Leia mais
Vinícola Adega Pezzi em 1933
Adega Pezzi: uma esquina, muitas mudanças
Busto de Dante Alighieri: um ícone da praça desde 1914
Rua Marquês do Herval e os jardins da Praça Dante nos anos 1950
Rua Marquês do Herval: carros de praça nos anos 1930
Praça Dante Alighieri em outros tempos
Confira um vídeo com imagens raras da Praça Dante em 1957
As rosas da praça e o horto municipal nos anos 1960
A praça vista das alturas da Metalúrgica Abramo Eberle