A proximidade da vindima traz as lembranças de uma festa que também celebra a uva, porém, no simpático vilarejo de Otávio Rocha, interior de Flores da Cunha. Falamos da Fecouva, evento que se constitui no segundo mais antigo do Estado relacionado à uva e ao vinho - atrás da Festa Nacional da Uva, surgida em 1931, e anterior à Fenavindima, em 1967. A primeira Festa Paroquial da Uva ocorreu em 1966, porém, é a segunda edição, ocorrida 11 anos depois, em 1977, que destacaremos aqui.
A 2ª Fecouva - Festa Colonial da Uva foi realizada de 20 a 27 de fevereiro de 1977 e atraiu cerca de 40 mil pessoas à pitoresca localidade. O destaque foi a Exposição Agro-Industrial, ocorrida nas antigas instalações da firma Vinhos Slaviero. Conforme recordado pelo senhor Floriano Molon, um dos diretores daquela edição, ali se destacavam a exposição de uvas e produtos agrícolas e pequenos estandes de todas as vinícolas e empresas da localidade.
— Por estar dentro de uma vinícola, oportunizava aos visitantes percorrer a parte de baixo do prédio, em meio a grandes pipas, onde eram servidas uvas, suco de uva e vinhos graciosamente — conta.
Atrações
A farta gastronomia, como de costume, dominou boa parte da programação. O início da colheita da safra 1977, sob um parreiral, marcou a abertura oficial da festa. Já ao meio-dia foram servidas mais de 1.500 refeições no salão da comunidade, nos dois hotéis e diversos bares espalhados pela vila.
À tarde, o destaque foi para o desfile de carros alegóricos. Trinta quadros foram apresentados aos 15 mil visitantes, que tomaram as ruas de Otávio Rocha, animados pelo não menos clássico Coral Nova Trento.
Nas fotos desta página, alguns momentos da festa de 45 anos atrás, disponibilizados pelo senhor Floriano Molon, a partir de um acervo de fotos do então vigário da época, padre Félix Bridi.
A saber 1: na abertura da Fecouva 1977 foi inaugurada a réplica do Leão Alado de Veneza na futura praça de Otávio Rocha. A solenidade teve a presença do então secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Mário Ramos.
A saber 2: o sucesso da Fecouva 1977 foi fruto do trabalho e do apoio do vigário Felix Bridi, do subprefeito Ivo Pianegonda e dos ex-prefeitos Raymundo Paviani e Cláudio Bedin. A festa foi dirigida por Floriano Molon, Francisco Caldart, Theodoro Damin, Nelcindo Manosso, João Zilli e Eurico Dani.
As soberanas
A grande atração preparatória para a Fecouva 1977 foi a escolha da rainha. Concorreram as candidatas representantes das comunidades de São Luiz, Linha 60, São Francisco, Carvalho, Mato Perso e Otávio Rocha.
O certame, ocorrido em 11 de dezembro de 1976, consagrou a rainha Elizete Trentin (Otávio Rocha) e suas princesas Salete Tomazzoni (Linha 60) e Elida Grifante (Mato Perso).
Participaram ainda do concurso Neli Teresinha Bernardi, Inês Maria Rizzotto e Silvana Rombaldi.
Em 2022
Daqui a duas semanas, Otávio Rocha volta a celebrar a uva. A 14ª Fecouva e a 4ª Festa do Moranguinho ocorrem de 11 a 20 de fevereiro. Estão previstas atrações como desfile de carros alegóricos, celebrações religiosas, exposição, gastronomia e shows.
Informações na subprefeitura pelo fone (54) 3279.1298. Confira a programação completa.