Dando sequência às abordagens sobre a Festa da Uva e a trajetória do Clube Juvenil, reproduzimos hoje parte de um material compartilhado pelo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
Trata-se do jantar oferecido pela direção do “Aristocrático” ao presidente Eurico Gaspar Dutra, que chegou a Caxias para a abertura da Festa da Uva e as comemorações do 75º Aniversário da Colonização Italiana no Rio Grande do Sul - em 1950, a celebração voltava ao calendário de eventos do Município após o hiato de 13 anos decorrente da Segunda Guerra Mundial.
Conforme destacado pelo jornal “A Época” de 2 de março de 1950, cerca de 400 convidados compareceram ao banquete, ocorrido no dia 25 de fevereiro. Gaspar Dutra dividiu mesa com o prefeito Luciano Corsetti; o governador do Estado, Walter Jobim; e diversos integrantes da comitiva presidencial, conforme vemos na foto acima. Na sequência, outros momentos da chegada ao clube e do discurso.
Por fim, um flagrante do “Corso da Vindima”, como o desfile de carros alegóricos também costumava ser chamado. Vê-se o Juvenil ainda sem o terceiro pavimento - e com o antigo terraço e as sacadas lotadas de espectadores.
Protocolo de governo
O general Eurico Gaspar Dutra deu início à tradição de o Presidente da República abrir oficialmente a Festa da Uva - seguido por Getúlio Vargas, em 1954.
Em 1958, Juscelino Kubitschek quebrou o protocolo de governo e não compareceu à abertura - a justificativa foi de que, exatamente no período da festa, JK aguardava pelo presidente italiano Giovanni Gronchi no Rio de Janeiro, o que acabou não se concretizando.
Para compensar, Juscelino, o vice João Goulart (Jango) e Gronchi chegaram a Caxias seis meses depois. Foi quando, em 13 de setembro, inauguraram a famosa “bota de São Pelegrino”.