Prosseguimos hoje com curiosidades a respeito do Chateau Lacave, cuja história foi abordada na coluna de sábado. A “chegada” de um castelo medieval em meio a uma floresta de araucárias no interior da Serra Gaúcha logicamente não passou batida no meio musical caxiense - afinal, eram os ripongas anos 1970.
Além de espaço para centenas de recepções e eventos, o Chateau, inaugurado em 15 de fevereiro de 1975, atraiu diversas bandas e conjuntos musicais, que viram naquele espaço um cenário ideal para fotos promocionais e de divulgação. Que o digam dois ícones daqueles tempos: o Conjunto Musical Itamone e a lendária banda Lobo da Estepe.
Em um momento boca de sino e puro glam rock, os integrantes da Lobo posaram com o traje de baile (cetim branco) junto ao fosso e à ponte levadiça, em abril de 1975, dois meses após a inauguração do castelo (foto abaixo).
À época, a banda era formada por Luiz Afonso Benvenutti (Lila Das), Onofre Hoffman, Mario Badalotti, Abel Prezzi Neto e Egídio Caberlon. O registro é do Studio Tomazoni Caxias.
Nas escadarias
Outro registro musical junto ao Chateau integra o acervo do fotógrafo Mauro De Blanco, hoje sob a guarda do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. Trata-se de um ensaio feito com o Itamone também em 1975, época em que o conjunto tinha em sua formação nomes como Eduino Menegat, Elio Beux, Clóvis Guerra, Francisco Menegat, José Izidoro e Airton Lima.
Detalhe das fotos: alguns negativos desse período ficaram mal acondicionados durante anos, daí os sinais de mofo no celulóide.
Leia mais
Antonio Beux: a neve na escadaria do Parque dos Macaquinhos em 1965
Instantes e tempos eternizados: a trajetória dos fotógrafos de Caxias do Sul de 1885 a 1960
Sisto Muner e a construção da Igreja Matriz de Galópolis em 1947