A recente notícia do leilão do Chateau Lacave não tem como não trazer um pouco da história e das lembranças do lugar - um dos tantos atrativos turísticos de Caxias e da Serra Gaúcha desde que começou a ser projetado, em meados de 1968.
Idealizado pelo empresário uruguaio Juan Francisco Carrau Pujol, pai do biólogo Juan Luiz Carrau - um dos fundadores do Instituto de Biotecnologia da UCS -, o castelo em estilo medieval aludia a secular trajetória vitivinícola da família Carrau, iniciada em 1752, na Espanha.
Após mais de cinco anos e diversas fases de obras, o empreendimento foi inaugurado em 15 de fevereiro de 1975, pegando carona na badalação em torno da Festa da Uva que celebrava o centenário da imigração italiana - a festa iniciou na sexta, dia 14, o castelo abriu no sábado.
A estreia, logicamente, movimentou a cidade e recebeu amplo destaque na imprensa. Matéria de 18 de fevereiro de 1975 do Jornal de Caxias destacou:
“A inauguração foi uma festa fora da rotina de Caxias do Sul. Depois de um calor tropical, chovia. O castelo, com sua ponte levadiça e fosso, era iluminado por um poderoso holofote. Três bandeiras decoravam sua face: a do Brasil (no centro), à direita a da Espanha, e à esquerda a do Uruguai. O dr. Juan Carrau, titular da empresa, recebia os convidados no salão nobre, onde Dom Benedito Zorzi lançou a bênção. Depois, falando em português, Carrau narrou o histórico de sua empresa, cuja tradição se entronca em oito gerações. Os brasões e armas pelas paredes têm sua plena justificação. Ocorre que os Vinhos Santa Rosa S.A. provêm de um Carrau que, em 1752, iniciou suas atividades vinhateiras em Barcelona, na Espanha. A vinha expandiu-se, e os bons vinhos conquistaram o mundo. Os Carrau, mais tarde, vieram para Montevidéu e Buenos Aires, aqui plantando sua vinhas, mas mantendo sempre a ligação com a distante e bela Espanha. Depois, houve a emigração definitiva. Agora, os Carrau vindos do Uruguai estão em Caxias.”
Na foto abaixo, texto do Pioneiro de 18 de fevereiro de 1975 destacando a inauguração.
Espaço de referência
A partir de 1975, o Chateau Lacave se tornou um dos espaços preferidos para sediar os mais diversos eventos, de congressos de empresas a casamentos e jantares de formatura. Em dezembro do ano seguinte, por exemplo, o Chateau serviu de cenário para a escolha do badalado “Destaques Sociais 1976”, organizado pelo colunista social Paulo Gargioni e pela então TV Caxias - Canal 8 (leia abaixo).
Os destaques sociais de 1976
Realizado em 17 de dezembro de 1976 nos salões do Chateau Lacave, o evento Destaques Sociais 1976 conferiu 20 cartões de prata às entidades e colaboradores agraciados - uma oferta da Metalúrgica Bellini. Foram eles:
Romeu Rossi (presidente do ano, pelo Recreio da Juventude)
Mário Vanin (destaque especial, como prefeito)
Dolaimes Stedile Angeli (destaque feminino)
Recreio da Juventude (baile de debutantes)
Fundação Caxias (assistência social)
Associação Caxiense de Imprensa (destaque comunicações)
Clube Reno (Carnaval)
Recreio da Juventude (show do ano - Ney Matogrosso)
S.E.R. Caxias (destaque esportivo)
Germano Rigotto (destaque jovem político)
Museu Municipal (destaque cultural)
Clube de Diretores Lojistas (destaque lojista)
Recreio Cruzeiro (boate jovem)
Conjunto Lumiére Show (destaque musical)
Verônica Sehbe Rizzo (destaque artes-exposições)
Recreio Cruzeiro (baile de casados)
Julius Israelis (som jovem)
Tércio Geraldo Damiani (destaque jurídico)
Clube Reno (sede campestre)
Mário Bernardino Ramos (destaque turístico)
Nas reproduções abaixo, a repercussão do evento no Pioneiro e no Jornal de Caxias
A construção
Consta que todas as pedras para construção do Chateau Lacave foram cortadas no próprio local. Réplica de um mosteiro medieval espanhol do século 11, a fortaleza encravada em solo vinífero às margens da BR-116, em São Ciro, sempre esteve atrelada à cultura do vinho e ao turismo.
Adquirido pela família Basso em 2001, o Chateau consolidou-se como um amplo centro de enogastronomia, com restaurante, salões e espaços ao ar livre para os mais variados eventos. Nas fotos desta página, alguns registros da construção, no início dos anos 1970, reproduzidos do site oficial lacave.com.br.
Abaixo, um registro de 1986, feito pelo fotógrafo Antônio Carlos Galvão.