Castelo ao estilo medieval, que serve como um dos cartões postais de Caxias do Sul, está prestes a ser leiloado. A construção do Château Lacave começou no final da década de 1960 e, por cerca de 20 anos, ficou com a família do fundador da vinícola, o uruguaio Juan Carrau. Desde os anos 2000, vinha sendo administrado pela Família Basso, que comprou a propriedade.
Com a falência decretada neste ano, depois de cerca de cinco anos de recuperação judicial, o imóvel, de cerca de seis hectares, às margens da BR-116, será leiloado. O lance mínimo é de R$ 20 milhões.
Réplica de um mosteiro medieval espanhol do século 11, o castelo será leiloado, inclusive, com os cavaleiros de metal que compõem sua decoração medieval interna. Garrafas antigas da vinícola também integram o acervo de bens, segundo o leiloeiro Giancarlo Peterlongo, de Caxias do Sul.
— Em 18 anos de profissão, nunca leiloei um castelo. Já leiloei uma antiga tecelagem da década de 1930 com maquinário histórico, mas essa situação é diferente — conta o leiloeiro.
Outros três terrenos em Vacaria também vão entrar no leilão, que será online. O edital prevê que o primeiro leilão ocorra no dia 1º de outubro, às 14h30min. O certame abre cinco dias antes deste prazo. Se não tiver nenhum lance, o segundo leilão está marcado para ocorrer no dia 18 de outubro, com lance mínimo de R$ 10 milhões.