Presente nos desfiles da Festa da Uva desde as primeiras edições do evento, na década de 1930, a Cooperativa Vinícola Aliança, hoje Nova Aliança, celebra durante todo este ano suas nove décadas de atuação – a empresa foi fundada em 4 de janeiro de 1931.
Pegando carona na escolha das novas soberanas e nos preparativos para a edição 2022, trazemos o registro de uma data emblemática: o centenário da imigração italiana no Rio Grande do Sul, comemorado na Festa Nacional da Uva de 1975. Foi quando a Aliança integrou o corso de 45 atrações daquele ano – de carros alegóricos propriamente ditos foram 32, conforme lista detalhada pelo Pioneiro à época (reprodução abaixo).
Sob a coordenação artística de Isaac Menegotto, o cortejo estreou na Rua Sinimbu no dia da abertura da festa, 14 de fevereiro de 1975, uma sexta-feira, atraindo uma multidão à área central – no total, foram cinco desfiles: dois em domingos à tarde, outros dois à noite.
Detalhe: a Aliança foi a única vinícola caxiense a participar do corso, um sinal das dificuldades que o setor vitivinícola da Serra vinha enfrentando desde os anos 1960 – e que culminariam no desaparecimento de estabelecimentos lendários da cidade, como as vinícolas Mosele, Antunes e Michielon, nos anos 1980.
Novidades
Rebatizada de Nova Aliança em 2010, a empresa incorporou quatro outras emblemáticas cooperativas locais – São Victor (de Caxias do Sul), Santo Antônio e São Pedro (de Flores da Cunha) e Linha Jacinto (de Farroupilha), transferindo sua sede para Flores da Cunha.
É lá quem em breve deve surgir o Complexo Nova Aliança, contemplando hotel e um centro comercial com museu da uva e do vinho, restaurante e centro de eventos. Tudo no endereço da antiga Cooperativa Santo Antônio, na Av. 25 de Julho.
Quem desfilou
Além de veículos de empresas ícones como Madezatti, Eberle, Moinho Corsetti, Randon, Grupo Kalil Sehbe, Fras-le, Agrale e Madal, desfilaram pela Sinimbu a Banda do Colégio Cristóvão de Mendoza, a Banda Marcial do Carmo, a Banda Escocesa do Colégio São Carlos, o Carro dos Caçadores, o Carro do Filó, o Cortejo do Rincão da Lealdade e os carros dos distritos de Criúva e Fazenda Souza, entre outros.
Leia mais
Lembranças de moradores "raiz" do bairro Lourdes
Bairro Lourdes: a família de João Zandomeneghi
Memória: a história do bairro e da paróquia de Lourdes em um calendário
Cooperativa Vinícola Caxiense e o lendário Vinho Casto
Imigração portuguesa: Tanoaria São Martinho em 1948