Seguem em ritmo acelerado as reformas do complexo de lazer, gastronomia e serviços Pátio da Estação, no bairro São Pelegrino. E para quem transita pela Praça das Feiras, uma das estruturas que mais chama a atenção é a da sede da antiga Cooperativa Vinícola Caxiense Ltda, pintada e com o telhado e a parte externa praticamente concluídos.
Após décadas de abandono, a área começou a ser recuperada em 2019. Foi a partir de uma iniciativa da família Grazziotin, proprietária do espaço que abrange ainda um dos pavilhões da antiga Sociedade Vinícola Riograndense – próximo ao prolongamento da Rua Feijó Jr.
Conforme o arquiteto Renato Sólio, responsável pelo projeto, os prédios receberam várias intervenções ao longo de mais de 80 anos.
— Agora, com as reformas e recuperações, estamos preparando um novo ciclo de vida para as instalações da antiga Cooperativa Vinícola Caxiense. O cenário vai se modificando, e em breve vamos ter um grande vazio urbano se reintegrando à vida dos caxienses — comenta Solio, acrescentando que a cor presente (amarela) está vinculada a uma das aplicadas na edificação original.
Confira as imagens comparativas abaixo.
Empresa surgiu na década de 1930
Fundada em 14 de abril de 1930, a Cooperativa Vinícola Caxiense Ltda eternizou os vinhos Casto, Defesa e Capelinha, turbinando as vendas para o centro do país com um escritório em São Paulo, gerenciado pelo empresário Arthuro Matarazzo.
Surgida a partir dos esforços de 50 cooperativados, entre eles Domingos Tronca, Luiz Boff e Isidoro Moretto, a Caxiense foi uma das várias entidades congêneres que buscavam fazer frente ao monopólio do comércio de vinho da época.
Embora o endereço da empresa fosse o da Rua Olavo Bilac, 503, era a fachada para a linha férrea a mais rica, arquitetonicamente falando – uma vista que também seduzia os passageiros e visitantes que chegavam à cidade de trem.
Nas imagens comparativas acima, os prédios estilo art déco da segunda fase da empresa, à época de sua inauguração, em meados dos anos 1940 – hoje prestes a começar uma nova história...
Leia mais
Você é um morador "raiz" do bairro Rio Branco? Teste seus conhecimentos
Você é um morador "raiz" do bairro São Pelegrino? Teste seus conhecimentos
Se diz cria de Caxias, mas...
Cantina Antunes em rótulos e receitas
Cantina Antunes: uma carta e um catálogo
Vinhos Raposa: um clássico da Mosele
Cooperativa Vinícola São Victor nos anos 1950
Rua Tronca em 1958
Demolição da Vinícola Mosele em 1981