Durante a manhã da segunda-feira de 13 de janeiro de 1941, um dos presidentes e fundadores da Cooperativa Vinícola Caxiense, Luiz Boff, juntamente com autoridades e convidados, presenciou um marco na história municipal. Por volta das 10 horas, aterrissou o primeiro avião em Caxias do Sul. Tratava-se de um voo de inspeção, mas, para a maioria dos presentes, marcava uma data especial. A expectativa era enorme, as obras estavam em fase de conclusão e fazia-se os preparativos para a fundação do Aero Clube. Em pouco tempo seria incluído o município de Caxias no mapa das rotas aéreas.
A aeronave batizada de Canoas era um modelo do fabricante norte-americano Waco, e pertencia ao 3º Regimento de Aviação, pilotada por oficiais das Forças Armadas. A notícia repercutiu em toda a região e, em pouco tempo, encontravam-se mais de 300 pessoas na pista de pouso.
A tripulação foi saudada pelo povo e recebida por autoridades como comandantes do 9º Batalhão de Caçadores (atual 3º GAAAE), oficiais do 3º Regimento de Aviação, Engenheiro Jasmelino Jardim, representante do Departamento de Aeronáutica Civil ligado ao Ministério da Aeronáutica, alguns membros da imprensa local e de Porto Alegre e o prefeito Dante Marcucci, que ofereceu um almoço aos tripulantes do Canoas e demais convidados no Clube Juvenil. Após breve estadia, a aeronave decolou e seguiu destino para a cidade de Porto Alegre às 14h30min daquele mesmo dia.
O nosso primeiro Aeroporto Municipal estava situado na região hoje compreendida parcialmente pelo bairro Cinquentenário, anteriormente a área era propriedade dos senhores Tancredo Áppio Feijó e Taurino Feijó. As obras de construção iniciaram em 7 de junho de 1938, sendo inaugurado posteriormente em 2 de março de 1941.
Registros
Em 19 de janeiro de 1941, uma edição do jornal A Época anunciava a primeira aterrissagem de avião na cidade de Caxias do Sul, pelo Waco do 3º Regimento de Aviação caxiense, conforme figura abaixo. Acima, o registro de Luiz Boff, na forma de rascunho em folha da Associação Rural de Caxias, anunciando e registrando este dia como uma importante data para a história caxiense. (Foto: Arquivo Hist. Mun. João Spadari Adami)
Fonte
As informações desta coluna foram uma contribuição de Guilhermo Bergamaschi e do acervo digital do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.