Diferente de outros anos, o comércio de Passo Fundo está mais preocupado com vagas efetivas que temporárias no final de 2024. Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a falta de mão de obra qualificada fez com que houvesse poucas contratações ao longo do ano.
Agora, com o movimento intenso para as compras de Natal, as lojas têm demanda urgente por profissionais — e não só por um curto período de tempo.
— Hoje a questão da experiência já nem é um ponto tão relevante. Todas as empresas estão dispostas a fornecer treinamento e preparação para aqueles que querem iniciar na empresa. Hoje o que mais se busca é comprometimento — disse o presidente da CDL Passo Fundo, Evandro Pereira da Silveira.
Hoje a agência de empregos da CDL Passo Fundo tem mais de 300 vagas abertas. A maioria é voltada para áreas como comércio, varejo e indústria, com salários que variam de R$ 1.412 a R$ 4,2 mil. Dessas, apenas uma é temporária.
Ainda de acordo com Silveira, o crescimento moderado de 5% no volume de compras é apontado como um dos fatores de cautela dos lojistas.
Horários diferenciados para o Natal
De olho nas vendas para o Natal, o comércio de Passo Fundo trabalha com horários estendidos desde o começo do mês. Confira os horários:
- 16 a 21 de dezembro: até 21h
- 22 de dezembro (domingo): até 20h
- 23 de dezembro (segunda-feira): até 21h
- 24 de dezembro (terça-feira): até 18h.