Fundada em 4 de janeiro de 1931, a Cooperativa Vinícola Aliança celebra durante todo este ano suas nove décadas de atuação. Rebatizada de Nova Aliança em 2010, a partir da incorporação de quatro outras emblemáticas cooperativas locais – São Victor (Caxias), Santo Antônio e São Pedro (Flores da Cunha) e Linha Jacinto (Farroupilha), a empresa carrega uma história de profunda identificação com a cultura local. Para contextualizar, a Aliança esteve presente na Festa da Uva desde as primeiras edições do evento, nos anos 1930.
Um recorte dessa história pode ser conferido no atual Empório Nova Aliança, na Rua Feijó Jr., onde tudo começou. Aliás, boa parte dos moradores dos bairros Pio X, São Pelegrino, Santa Catarina e arredores passou por aquele conjunto de pavilhões históricos – seja a trabalho ou testemunhando o movimento de caminhões, a chaminé a pleno vapor e o entra e sai de milhares de garrafas e garrafões pela Rua Leonel Mosele.
Na seleção a seguir, alguns momentos desses 90 anos, como a fachada da sede na bucólica Feijó dos anos 1950 (acima) e o carro da Aliança no corso da Festa da Uva de 1954 pela Av. Júlio, saudando o presidente Getúlio Vargas (abaixo).
Sede em Flores da Cunha
Desde 2014, a cooperativa mantém sua sede em Flores da Cunha, onde originalmente surgiram as incorporadas São Pedro, em 1930, e Santo Antônio, em 1931. Atualmente, a Nova Aliança tem o suco de uva como um dos carros-chefes em vendas e congrega mais de 700 famílias de agricultores, distribuídas em todo o Rio Grande do Sul.