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Desde o surgimento do corso alegórico, na Festa da Uva de 1932, o carro da rainha costuma ser um dos mais aguardados pelo público - tanto pela presença da corte quanto por sua concepção e beleza. Na edição de 1954, Maria Elisa Eberle e suas princesas desfilaram sobre uma criação do desenhista Orevil Bellini, 90 anos.
Atuante no setor de gravação da Metalúrgica Abramo Eberle desde a década de 1940, Bellini conquistou o primeiro lugar no concurso daquele ano - além da arte das lendárias facas de gaúcho, baixelas, bandejas e artigos sacros, cabia a ele projetar os cenários dos estandes e os luxuosos carros da empresa.
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Adornado por uma enorme folha de parreira em metal na base, o veículo trazia unidades menores na parte superior e era valorizado por uma coroa no alto, simbolizando a realeza. Entre os degraus e nas bordas laterais, cachos de uva, também em metal.
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Nos desfiles da edição de 1954, Maria Elisa e as princesas Jacy Lucchese, Beatriz Corsetti, Lorita Sanvitto e Ruth Spinatto percorreram boa parte da extensão da Av. Júlio de Castilhos - o corso iniciava-se nas imediações da Igreja do Santo Sepulcro, em Lourdes, e terminava na recém-inaugurada Igreja de São Pelegrino.
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O veículo trazia cachos de uva e folhas de parreira. A coroa no alto simbolizava a realeza, formada por Maria Elisa Eberle e as princesas Jacy Lucchese, Beatriz Corsetti, Lorita Sanvitto e Ruth Spinatto. Foto: acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação
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Em 1954: o carro das soberanas desfila em frente ao Clube Juvenil, na Avenida Júlio de Castilhos. Foto: Studio Geremia/ acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação
Premiações
Para a Festa da Uva de 1954, outros quatro desenhos de Orevil Bellini foram selecionados em concurso e transformados em carros do corso alegórico.
Já em 1959, ele recebeu a medalha de ouro em escultura no 1º Salão Popular de Belas Artes de Caxias, promovido pela Escola Municipal de Belas Artes.
A honraria foi entregue pelo pintor Aldo Locatelli - cujo centenário de nascimento foi celebrado em 2015. A peça integra o acervo particular do artista até hoje.
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A seguir, outras imagens do carro que levou as soberanas na Festa da Uva de 1954.
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O corso iniciou-se nas imediações da Igreja do Santo Sepulcro, em Lourdes, e terminou na Igreja de São Pelegrino. Acima, o carro desfila no trecho em frente à Praça Dante. Foto: Studio Calegari/ acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação
Entre os degraus e nas bordas laterais, o carro tinha detalhes com cachos de uva em metal. Foto: Studio Geremia/ acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação
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Além do veículo que levou as soberanas, outros quatro desenhos de Orevil Bellini foram selecionados e transformados em carros do corso da Festa de 1954. Foto: Studio Geremia/ acervo pessoal de Orevil Bellini, divulgação
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