Ary Cavalcanti, Ulysses Geremia, Antônio Beux, Waldemar Lazzarotto, Clemente Tomazoni, João Ascari Marcon, Elisiário José Gomes, João Rech, Amadeu Zinani, Hildo Boff, Vilmo Tomas, Ary Pastori e Mauro De Blanco. Estes foram os "retratistas" que compuseram a Associação dos Fotógrafos Profissionais de Caxias do Sul à época de sua fundação, em 24 de janeiro de 1961.
Há 60 anos, a pioneira entidade de classe visava garantir direitos e identificar seus integrantes com uma credencial especial, que os distinguia dos demais fotógrafos amadores da cidade. Para tanto, era cobrada uma mensalidade de Cr$ 50,00, conforme matéria publicada pelo jornal Pioneiro em 28 de janeiro de 1961.
Confira parte do texto original:
“Após a seleção e posse da nova diretoria, fez uso da palavra em nome da imprensa caxiense o sr. Christiano Carpes Antunes, ressaltando a função do fotógrafo perante o jornalismo da cidade. A seguir, usou da palavra o sr. Ary Cavalcanti, congratulando-se com seus companheiros e agradecendo a deferência em havê-lo escolhido como presidente da entidade. O sr. Dr. João Maineri foi especialmente designado como consultor jurídico da entidade. Secretariou a sessão número 1 o sr. Adelino Frizzo”.
No espelho
Na foto abaixo, Mauro De Blanco registra o camarim do teatro da Aliança Francesa, entre as atrizes Joanita Leitão e Yara Mattana, à época do surgimento da associação, em 1960.
Detalhe: De Blanco já fazia fotos no espelho meio século antes de isso virar rotina digital...
Primeira diretoria
Vários dos integrantes da associação ocuparam cargos de presidente ao longo dos anos. A primeira diretoria, atuante durante todo o ano de 1961, ficou assim composta:
- Ary Cavalcanti (presidente)
- Ulysses Geremia (vice-presidente)
- Clemente Tomazoni (secretário)
- Hildo Boff (tesoureiro)
- Giacomo Geremia (presidente de honra)
Já o Conselho Deliberativo daquele primeiro ano foi formado por Mauro De Blanco, Waldemar Lazzarotto, Antonio Beux, Amadeu Zinani, João Rech, Vilmo Tomas e João Ascari Marcon.