O domingo (5) será de eleições suplementares em três municípios do Rio Grande do Sul. Os eleitores de Capão do Cipó, na região centro-oeste, Miraguaí e Redentora, na região norte do Estado, voltam às urnas novamente após mais de dois anos. Caseiros também teria eleição neste domingo, mas uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu o pleito. As eleições iniciam às 8h e seguem até as 17h, utilizando o sistema de urna eletrônica.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE) apontou irregularidades nas campanhas eleitorais dos candidatos eleitos em 2020. As quatro cidades possuem zonas eleitorais diferentes. Os novos eleitos permanecerão no cargo até 31 de dezembro de 2024.
Entre as quatro, Redentora é o município com mais eleitores, com 6,7 mil votantes, e o único que apresentou chapa única. Pertencente à 140ª Zona Eleitoral, com sede em Coronel Bicaco, o município conta com 24 seções eleitorais em 13 locais de votação. Redentora possui 11,7 mil habitantes.
Em Capão do Cipó, são 13 seções eleitorais, distribuídas em dez locais de votação para os 2,8 mil eleitores. O município, que pertence à 44ª Zona Eleitoral, com sede em Santiago, tem 3,7 mil habitantes.
Em Miraguaí, são 18 seções eleitorais, distribuídas em dez locais de votação. Ao todo, são 4,2 mil eleitores que irão às urnas. No total, são 4,9 mil habitantes no município que pertence à 101ª Zona Eleitoral, com sede em Tenente Portela.
Os candidatos de cada município
Capão do Cipó
- Leandro Melo Pereira (candidato a prefeito) e Ionára de Fátima Nascimento Ferreira (candidata a vice-prefeita), ambos do Progressistas (PP)
- Adair Fracaro Cardoso (candidato a prefeito) e Elso Engleitner (candidato a vice-prefeito), da Coligação União Democrática Popular – UDP (PSD, PDT, MDB)
Miraguaí
- Ricardo Barbosa Fink e Leandro Baptista Haas, ambos do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)
- Luis Carlos Herrmann e Vanderli Antônio Lunardi (MDB)
Redentora
- Malberk Antoine Kunst Dullius e Marcos Cesar Giacomini, ambos do MDB, partido que integra a Coligação Juntos Podemos Mais (MDB, PDT, União Brasil, PSB e Federação Brasil da Esperança – PT/PC do B/PV)
Em nível nacional
As eleições suplementares acontecem desde fevereiro em nove municípios brasileiros, espalhados pelo Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Goiás, Ceará e Pará. Em 2022, 28 municípios brasileiros realizaram novas eleições.
No Rio Grande do Sul, além do caso mais recente de Caseiros, São Francisco de Assis também teria eleição para prefeito e vice neste domingo, mas foi suspensa em decisão liminar do TRE-RS.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.