A Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu manter a cassação dos mandatos do prefeito de Capão do Cipó, Osvaldo Froner, e do vice dele, Anselmo Fracaro Cardoso. A sessão plenária, que ocorreu na terça-feira (11), confirmou a decisão que já havia sido tomada em primeiro grau.
Com a condenação em segundo grau, o acórdão com a decisão deve ser publicado nos próximos dias. Depois disso, a zona eleitoral da região dará início aos afastamentos do prefeito e do vice, para que o presidente da Câmara Municipal assuma o cargo de chefe do Executivo. Em seguida, devem ser marcadas novas eleições para a cidade de 3,7 mil habitantes, localizada na região central do Estado.
O prefeito e o vice, no entanto, ainda podem entrar com recurso especial ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Este será o último recurso disponível.
A Corte entendeu que, nas eleições municipais de 2020, o prefeito e o vice cometeram as infrações de compra de votos e caixa 2. Segundo o TRE, eles compraram 1,5 mil litros de combustível e distribuíram tíquetes para a população, com o objetivo de que os eleitores votassem neles.
GZH tentou contato com o prefeito, mas sem sucesso.